Energia

Estádio do Benfica recebe primeiro posto de carregamento ultrarrápido da EDP

Primeiro hub de mobilidade elétrica da EDP em Lisboa terá carregador de 160 kW capaz de fornecer energia para 100 km em 10 minutos
Texto
Hub de mobilidade elétrica EDP
Hub de mobilidade elétrica EDP

A EDP acaba de anunciar o seu primeiro hub de mobilidade elétrica na cidade de Lisboa, instalado junto ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

A zona onde está localizado, no parque do Estádio da Luz, reúne no mesmo espaço pontos de carregamento com diferentes potências, do carregamento normal (22 kW), ao rápido (50 kW) e ultrarrápido (160 kW).

Este é, até ao momento, o primeiro posto de carregamento ultrarrápido da capital, e irá permitir abastecer energia suficiente para 100 quilómetros em apenas 10 minutos.

De acordo com um comunicado da EDP, em 2021, foram realizados em Portugal mais de 178 mil carregamentos, o que representa um aumento de 300% face a 2020.

Ao todo, foram usados mais de 2 GWh de energia elétrica nestes carregamentos, uma quantidade que permitiria percorrer 15 milhões de quilómetros sem emitir CO2, dar 375 voltas à Terra ou até fazer 1000 vezes a maior distância terrestre do planeta, entre Sagres e Khasan, na Rússia.

Em 2021, a EDP aumentou a oferta de carregamento na rede pública, com mais 400 pontos contratados em Portugal, atingindo assim os 1100 postos de carregamento elétrico.

Assim, e incluindo toda a Península Ibérica (tem cerca de 478 pontos em Espanha), em 2021 foram feitos carregamentos de quase 3 GWh e, ao utilizarem os veículos elétricos, os utilizadores conseguirem evitar as emissões de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 em Portugal e Espanha.

Em 2022, a EDP vai continuar a apostar na mobilidade elétrica e nos carregamentos. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal