Energia

Quais as vantagens de uma wallbox para carregamento de veículos elétricos?

Se vais comprar um carro elétrico convém perceber qual a melhor forma de o carregares
Texto
Wallbox como funcionam?
Wallbox como funcionam?

E se de repente ao leres sobre um carro elétrico descobres que te aconselham a instalação de uma wallbox. O que é, quais as vantagens e onde se pode instalar são algumas das questões que respondemos neste artigo.

Também se for o caso de ainda teres dúvidas sobre se deves ou não comprar um carro elétrico, conta com este artigo, para te esclarecer.

O que é uma wallbox?

A wallbox é um dispositivo que se aplica numa parede ou num poste suspenso (no interior de uma garagem ou no exterior), que tem como objetivo permitir de forma mais rápida e segura carregar a bateria de um veículo elétrico.

Dito desta forma é o sistema mais simples que podes ter? Na verdade, não. Porque podes carregar um veículo elétrico numa normal tomada de 220V em tua casa, sim, na mesma tomada onde carregas um smartphone ou ligas a torradeira por exemplo. Mas ao contrário do pão, vai demorar a ficar “pronto”… Não são a melhor opção.

O dispositivo wallbox permite carregar um veículo entre 3,7 kW até 22 kW, mas as mais comuns são de 7,4 kW ou 11 kW. A corrente pode ser monofásica ou trifásica e aqui deves contar com a ajuda de um técnico especializado que te auxilie a comprar aquilo que possas desfrutar em pleno.

Tens wallbox com tomada ou com cabo e conexão tipo 1 ou tipo 2. A tomada universal é a melhor solução pois permite conectar qualquer carro à wallbox. Se optares pela wallbox com cabo tens que optar pela conexão tipo 1 (elétricos produzidos no Japão e EUA) ou pela conexão tipo 2 (elétricos europeus e alguns japoneses ou americanos mais recentes).

Ambas as opções podem ser válidas, mas tens que pensar se queres carregar só o teu carro ou irás ter outro elétrico para carregar na mesma wallbox.

Tens opções de compra ou de aluguer, inclusive, provavelmente, com a tua atual empresa de fornecimento de energia.

Então quais as vantagens de adquirir um dispositivo deste tipo?

Comodidade e rapidez, poderia ser a resposta rápida. Mas segurança e economia são também fatores a ter em conta. As wallbox contam com sistemas de proteção de corrente que evitam que picos de energia ou outras anomalias possam causar qualquer espécie de dissabor.

Por outro lado, a maior vantagem da wallbox é, no entanto, o tempo de carregamento.

Enquanto numa tomada convencional o tempo de carregamento pode até superar as 24 horas, em uma wallbox esse tempo pode reduzir significativamente até 4 ou 5 horas, para uma carga total ou até 45 minutos para 100 km de autonomia.

Os dispositivos mais avançados permitem ainda controlar a energia que se utiliza, programar a hora de funcionamento e até realizar análises/perfis de utilização.

Para além disto podes aderir a tarifários energéticos mais vantajosos e carregar em tarifa noturna com preços especiais.

E pode-se ter uma wallbox num prédio de habitação?

A wallbox pode ser ligada praticamente em qualquer local que tenha fornecimento de energia. Há dispositivos monofásicos ou trifásicos e essa é a primeira decisão que é necessário tomar em função da velocidade a que queremos que a nossa bateria carregue.

Se viveres numa vivenda ou tiveres uma garagem privada com contador independente a instalação é mais simples pois podes instalar a wallbox sem qualquer autorização especial, embora devas contar com uma instalação por empresa especializada.

No entanto se por outro lado viveres num condomínio ou num prédio será necessário obter autorização de todos os outros condóminos. Para não teres problemas com os restantes vizinhos, aqui a solução passa pelo controlo de dados do carregamento. Há empresas que já fornecem um sistema que permite que todos os condóminos utilizem a wallbox e depois seja imputado o valor consumido apenas ao condómino que a utilizou nesse instante.

Ainda assim é preciso sempre autorização de todos os condóminos para colocar a wallbox num espaço comum do prédio ou garagem.

Então e pagamentos?

As principais operadoras têm planos especiais para comprares a wallbox ou apenas para teres acesso a planos e tarifas especiais em período noturno. Pede simulação do teu caso específico e compara a melhor solução para a tua zona. Normalmente pedem uma fidelização de 24 meses.

Se depois disto ainda tens dúvidas pede ao vendedor do teu carro elétrico (sabias que podes até ponderar um usado?) que te coloque em contacto com uma empresa especializada. Podem realizar uma vistoria prévia à tua habitação e dar-te o melhor conselho.

A aquisição e instalação de uma wallbox pode custar entre 300 a 700 euros, dependendo da potência e fornecimento, ou não, de cablagens.

 

(Imagens: Unsplash, divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos