Energia

Estações GoHub vão alugar carregadores portáteis tipo powerbank

Depois de criar o carregador portátil Go, a ZipCharge dá a conhecer as estações que permitem alugar os dispositivos
Texto
Estações GoHub
Estações GoHub

Foi concebido para ocupar o espaço de um lugar de estacionamento e, dizem os seus autores, é três vezes mais rápido e mais barato de instalar do que um convencional posto de carregamento urbano. O GoHub é o novo produto dos ingleses da ZipCharge, criadores do carregador portátil para veículos elétricos ZipCharge Go, que pretende tornar o carregamento de veículos elétricos mais inclusivo, acessível e sustentável.

A estação de carregamento GoHub pode ser colocada em qualquer lado, desde áreas residenciais, centros comerciais, aeroportos, ou até mesmo em zonas rurais. Disponível em duas configurações, simples ou dupla, pode albergar cinco ou 10 carregadores portáteis ZipCharge Go para uso partilhado. E se o local exigir mais carregadores, basta juntar mais unidades GoHub.

Com a nova infraestrutura modelar, possível de ser adaptada às necessidades do local a que se destina, os carregadores portáteis ZipCharge Go passam a estar disponíveis para alugar 24 horas por dia, sendo possível efetuar uma pré-reserva através de aplicação móvel. Para aceder a um carregador, basta ao utilizador retirá-lo do compartimento que lhe está destinado, o qual se abre de forma automática.

Depois de retirado o ZipCharge Go alugado, o utilizador só tem de o levar até junto do seu automóvel e ligá-lo a este. Uma vez terminado o carregamento, o utilizador é notificado no seu smartphone para recolher o carregador portátil e devolvê-lo à estação GoHub.

A democratização do carregamento de veículos elétricos, como forma de acelerar a sua adoção por parte dos consumidores, assim como a simplificação do próprio processo, é algo que a ZipCharge quer transportar também para as tarifas. Daí estabeleceu o valor de um euro (e de um dólar ou de uma libra) por cada 4 kWh consumidos, isentando os utilizadores de qualquer custo de ligação.

Equipado com baterias em fim de vida do ZipCharge Go, que funcionam como sistema de armazenamento de energia integrado, o GoHub foi pensado para integrar uma série de tecnologias opcionais, dando assim novas possibilidades aos utilizadores e às comunidades onde estiver instalado.

A estação de carregamento pode servir de hotspot Wi-Fi ou permitir o carregamento de dispositivos móveis, mas pode também ser um ponto de geração de energia renovável, incluindo eólica.

Sobre a data para comercialização das estações GoHub, a ZipCharge não adiantou qualquer informação. Já o carregador portátil Go começará a chegar aos clientes a partir do início de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal