Energia

E se pudesses ter um power bank portátil para o teu veículo elétrico?

O ZipCharge GO pode ser facilmente transportado, o que permite o carregamento de veículos em qualquer lugar. Estará disponível no último trimestre do próximo ano
Texto

A COP26, também conhecida como Cimeira do Clima, que se realiza em Glasgow, Escócia, foi o palco escolhido pela empresa ZipCharge para a apresentação de um revolucionário produto destinado aos proprietários de veículos elétricos – um carregador portátil.

Esta espécie de power bank com rodas, de nome Go, encontra-se numa fase adiantada de desenvolvimento e estará pronto para comercialização no último trimestre do próximo ano.

Conscientes de que a dificuldade em carregar um veículo em casa, ou na zona circundante, é um fator dissuasor na compra de um elétrico, os dois cofundadores da empresa, Richie Sibal e Jonathan Carrier, resolveram criar uma solução capaz de democratizar o acesso a um ponto de carregamento.

O Go incorpora um painel lateral que concentra as funções de carregamento e os indicadores de estado em led. A tampa frontal pode ser personalizada numa gama de cores e acabamentos diferentes, quem sabe para combinar com a pintura do próprio automóvel elétrico.

Ao nível da forma, o Go assemelha-se a um trolley de cabine com a sua pega retrátil. Compacto e com um design simples e robusto, este carregador pode ser facilmente transportado, o que lhe permite ser carregado em casa ou em qualquer outro local através de uma ficha elétrica standard (tipo G).

Da mesma forma, pode ser transportado para ao pé do veículo e carregá-lo. O Go tem um sistema de segurança em que o cabo de carregamento fica bloqueado para que o carregador fique fixo ao veículo.

Equipado com baterias de iões de lítio de alta densidade energética, o ZipCharge Go fornece autonomia para cerca de 32 km em pouco mais de 30 minutos de carregamento. Integra um inversor AC-DC bidirecional, o que possibilita o carregamento da rede para a unidade e da unidade para a rede. Assim, as baterias podem ser utilizadas para armazenar energia, por exemplo, quando a tarifa é mais barata, e alimentar de novo a rede quando a tarifa é mais elevada.

O Go está também equipado com um módulo de comunicações que suporta atualizações à distância e diagnóstico remoto, bem como tecnologia de geofencing e rastreio.

Os utilizadores podem gerir o equipamento remotamente através da aplicação para smartphone da ZipCharge, nomeadamente para monitorizar e agendar carregamentos.

A empresa britânica irá disponibilizar o Go através de um serviço de subscrição por 57 euros por mês, ou através de compra direta (valores não revelados).

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente