Energia

Carregador universal quer acabar com ansiedade de condutores de elétricos

Novo dispositivo tem 25 adaptadores que permitem carregar o automóvel elétrico a partir de qualquer tomada doméstica ou industrial
Texto

As soluções tecnológicas para descomplicar os carregamentos dos automóveis elétricos têm ganhado espaço no mercado. Recentemente, foi apresentada uma powerbank para veículos elétricos que se transporta na bagageira do automóvel e que pode ajudar numa hora de aperto. Agora, chegou a Portugal uma wallbox portátil que funciona quase como um canivete suíço para carregar o carro.

O Juice Booster 2 foi criado pela Juice Technology AG, uma empresa suíça que desenvolve soluções de recarga para veículos elétricos. Descrito como “uma estação de carregamento portátil de 22kW”, o Juice Booster 2 pretende acabar com as limitações nas infraestruturas de carregamento.

Este produto é compatível com todos os veículos elétricos com tomadas de carregamento tipo 2 ou 1 e pode ser usada em qualquer tomada de corrente, tanto doméstica como industrial, assim como a tomadas para elétricos, graças aos 25 adaptadores. Permite carregamentos de uma, duas ou três fases até 32 amperes, independentemente dos níveis de carga, que podem ser de 1,4 kW a 22 kW.

Caso se verifiquem as condições certas, pode ser possível carregar completamente o veículo em menos de 4 horas.

Na construção do dispositivo, foram utilizados materiais que o tornassem leve – pesa pouco mais de 3,2kg com todos os cabos e fichas - e, ao mesmo tempo, resistente. O centro de controlo do Juice Booster 2 é em alumínio, o que garante que mesmo se um automóvel lhe passar por cima, não o danifica. Pelo menos se não pesar mais de três toneladas.

É à prova de água e de pó e funciona em temperaturas extremas, de -30ºC a 50ºC.

A tecnologia usada permite que ele identifique a potência. Além disso, em caso de falhas de corrente, ele desliga-se automaticamente, garantindo que não há danos no veículo.

Uma opção que por ser 3 em 1, ao funcionar como uma wallbox, uma estação de carregamento portátil e um cabo tipo 2, retira um bocadinho da conhecida ansiedade de carregamento de quem conduz um elétrico.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente