Energia

Preço dos combustíveis: mas afinal quanto desceram em um mês?

Dados oficiais indicam que a gasolina desceu cerca de 8 cêntimos e o gasóleo não chegou aos 5 cêntimos
Texto
Combustíveis
Combustíveis

Segundo as previsões da AWAY os preços da gasolina e do gasóleo iriam ter uma forte descida (ver aqui).

Mas, terá sido mesmo assim? E se olharmos para os preços médios a nível nacional durante um mês?

Vamos a contas e factos para encontrar a verdade

De acordo com os dados oficiais publicados no portal público da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) a gasolina simples 95 apresentou um preço médio de 1,659 euros/litro (média de 2417 postos de combustível) e o gasóleo simples 1,498 euros/litro (média de 2305 postos de combustível) no dia 06 de dezembro.

Basta um olhar rápido ao gráfico abaixo para perceber que a descida de cinco cêntimos estimada pela AWAY, na passada sexta-feira, dia 03 de dezembro, e, outras ainda maiores estimadas por outros meios de comunicação, não estão dentro desta média simples.

De acordo com o gráfico acima (captura de imagem a 07 de dezembro), que representa o preço médio nacional comunicado pelos operadores/postos, no dia 05 de dezembro, a gasolina simples 95 custava 1,682 euros/litro (+0,023) e o gasóleo simples 1,523 euros/litro (+0,25).

Ou seja, comparando com o valor de dia 6 de dezembro, a gasolina desceu 2,3 cêntimos e o gasóleo 2,5 cêntimos.

Surpreendido?

As contas relativas aos últimos 30 dias (de 7 de novembro a 6 de dezembro).

A 7 de novembro, de acordo com a informação aqui expressa, a gasolina simples 95 apresentava um preço médio em Portugal de 1,737 euros/litro e o gasóleo simples 1,545 euros/litro.

Então qual é a descida real?

De acordo com estes dados, que repetimos, são públicos e acessíveis no Portal da DGEG, a gasolina apresentou, em média, uma descida de 7,8 cêntimos (0,078 euros/litro) e o gasóleo 4,7 cêntimos (0,047 euros/litro).

Em um mês, de facto, há a registar uma importante descida a que deve ainda ser somada a possibilidade de usufruir do Autovoucher.

Mas… como os números mostram, continuamos muito longe de ver os preços descerem de forma significativa. Claro que existem vários postos com preços abaixo, mas, infelizmente irá também encontrar vários postos com preços acima do referido...

 

Nota importante de acordo com o publicado pela DGEG: "Os preços médios diários são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros".

(imagem: Andrea P/Pexels - gráfico: captura DGEG)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal