Energia

Greta Thunberg em manifestação contra parque eólico na Noruega

Tribunal já tinha decretado que parque eólico ia contra direitos do grupo étnico Sámi, mas este continua em funcionamento
Texto
Greta Thunberg em manifestação contra parque eólico (foto: Ole Berg-Rusten/NTB Scanpix via AP)
Greta Thunberg em manifestação contra parque eólico (foto: Ole Berg-Rusten/NTB Scanpix via AP)

Dezenas de ativistas, incluindo Greta Thunberg, estão na Noruega a protestar contra um parque eólico que dizem estar a ir contra o direito de fazer criação de renas do grupo étnico Sámi.

Os manifestantes estão esta terça-feira, 28 de fevereiro, em frente aos Ministérios da Energia e das Finanças, depois de terem estado durante o fim de semana dentro do Ministério da Energia, em Oslo, e, na segunda-feira, no exterior do edifício.

Manifestantes - AWAY
Manifestantes em frente ao Ministério (foto: Ole Berg-Rusten/NTB Scanpix via AP)

A manifestação surge contra um parque de energia eólica que continua a operar apesar de ter sido decretado pelo Supremo Tribunal norueguês que violava os direitos dos Sámi por estar num terreno usado pelo grupo para criação de renas há séculos. A sentença saiu em outubro de 2021, no entanto as turbinas ainda não foram retiradas.

Os ativistas, que são na sua maioria adolescentes e fazem parte das organizações Young Friends of The Earth Norway e Norwegian Sami Association, dizem que “as violações aos direitos humanos” têm de acabar, cita a AP. Manifestam-se em frente ao Ministério com as bandeiras Sámi, posters a dizer “Terra de volta” e com as roupas tradicionais, assim como as tendas usadas pelos povos do Ártico.

Greta Thunberg, que se juntou à manifestação na segunda-feira, referiu que “é absurdo que o governo norueguês tenha optado por ignorar a sentença”, cita a AP.

Sámi e renas - AWAY
Sámi faz criação de renas há vários séculos (foto: Nikola Johnny Mirkovic/Unsplash)

O ministro da Energia norueguês, Terje Aasland, disse à televisão pública da Noruega NRK que apesar da decisão, o tribunal ainda não disse o que é que deve ser feito em relação ao parque eólico. Assim, o governo deve tomar uma nova decisão em linha com o que foi decretado, explicou.

O povo indígena Sámi, também conhecido por lapão, vive na Lapónia, uma região que abrange quatro países, a Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Foram em tempos nómadas, sendo que agora maior parte das pessoas vivem um estilo de vida moderno, ainda que a criação de renas continue a ser uma prática comum.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal