Sustentabilidade

Amazon vai cultivar algas em parque de energia eólica em alto mar

Investimento de 1,5 milhões de euros permitirá criação da primeira área comercial de cultivo de algas num parque eólico offshore
Texto
Amazon apoia cultivo de algas (foto: Smartland via North Sea Farmers)
Amazon apoia cultivo de algas (foto: Smartland via North Sea Farmers)

As algas são conhecidas pela sua capacidade de capturar dióxido de carbono, e porque não aproveitar o espaço inutilizado em parques de energia eólica offshore para criar florestas destes organismos para combater a poluição atmosférica? Há já um projeto a trabalhar nisso e a Amazon está a financiá-lo com 1,5 milhões de euros.

O projeto é conhecido como North Sea Farm 1 e, graças ao investimento da Amazon, deverá arrancar no outono de 2023. Desta forma, vai nascer a primeira área à escala comercial de cultivo de algas entre turbinas eólica flutuantes.

Algas - AWAY
Algas capturam CO2 (foto: Robert F. Bukaty/AP)

A nova floresta de algas está a ser desenvolvida pela organização North Sea Farmers, juntamente com a Van Oord e a Algaia, e vai surgir num dos parques eólicas offshore instalados no Mar do Norte, na costa dos Países Baixos, dando assim uso a uma área que estaria inutilizada.

Caso se começassem a criar florestas de algas em zonas já ocupadas por parques eólicos offshore, em 2040, ter-se-ia um milhão de hectares cultivados, o que poderia reduzir em vários milhões de toneladas o CO2 na atmosfera todos os anos. Além disso, as algas colhidas poderiam ser usadas, por exemplo, para a produção de embalagens. 

O North Sea Farm 1 surge com dois grandes objetivos: testar e melhorar métodos de cultivo destes organismos, ao mesmo tempo que estuda o seu potencial de captura de CO2.

Com o financiamento da Amazon, que surge no âmbito do fundo Right Now Climate Fund da gigante americana, a North Sea Farmers vai avançar com o cultivo de 10 hectares de área, que deverão produzir 6000 kg de algas no primeiro ano.

O investimento irá também apoiar investigação científica sobre a capacidade de reduzir carbono da atmosfera através das algas durante um ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias