Mobilidade

Monstro elétrico de volta: Ford SuperVan quer vencer Pikes Peak

Já foi revelada a mais recente evolução da Ford SuperVan 4.2 100% elétrica
Texto

Pikes Peak é a mais famosa rampa desportiva automóvel internacional onde pilotos e máquinas lutam ao centésimo de segundo para chegar mais depressa ao topo. Para a edição deste ano (que decorre a 25 de junho) há uma verdadeira supervan elétrica que quer deixar a sua marca.

A Rampa Internacional de Pikes Peak desenrola-se ao longo de 156 curvas num percurso que corresponde a uma diferença de 1.440 m entre a linha de partida e a meta, situada a 4.302 m acima do nível do mar. Está situada no Estado do Colorado nos Estados Unidos da América.

A Ford SuperVan 4.2 vem na linhagem de vários modelos do construtor americano que são icónicos no formato de carrinha. Este veículo de demonstração é 100% elétrico e é um verdadeiro monstro de competição.

ford supervan - away
Ford SuperVan 4.2 100% elétrica (foto: divulgação)

Para conquistar o céu a SuperVan conta com três unidades geradores elétricos com potência combinada de 1.050 kW (1400 cavalos) e bateria de 600 kW com capacidade regenerativa. Conta ainda com vários apetrechos aerodinâmicos e acertos especiais para fazer face às exigências da competição e desta rampa em particular.

Para a edição de 2023 será o experiente Romain Dumas o piloto selecionado pela Ford para conduzir a supercarrinha desportiva elétrica em direção às nuvens na rampa de Pikes Peak.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Nem Maldivas, nem Bali. Praia portuguesa considerada a melhor do mundo
Dicas para enfrentar o frio sem gastar muito dinheiro
E se pudesses comer a colher? Esta é em bolacha impressa em 3D