Mobilidade

Autoestrada A5 tem frota de assistência e patrulhamento 100% elétrica

Esta é a primeira autoestrada em Portugal a ter uma frota composta por veículos 100% elétricos
Texto

A Brisa Autoestradas está a eletrificar a frota operacional e adquiriu oito viaturas 100% elétricas para uso exclusivo na A5. Esta é a primeira autoestrada em Portugal a ter uma frota de assistência rodoviária e patrulhamento composta apenas por veículos elétricos.

Para fazer a assistência rodoviária na A5, estão agora disponíveis quatro carrinhas elétricas, e as brigadas da GNR utilizam quatro carros elétricos. Estes oito veículos têm autonomia superior a 400 km e compõem a frota da A5, que tem uma extensão de 25 km.

Os pontos de carregamento para estes veículos estão instalados no campus do Grupo Brisa, em Carcavelos. No entanto, caso seja necessário, os veículos podem ser carregados fora do grupo.

Elétricos da A5 - AWAY
Veículo elétrico de assistência na A5 (foto: divulgação)

Antes de a Brisa ter avançado com a eletrificação da frota da A5, foi realizada uma experiência-piloto para se perceber se a autonomia dos elétricos seria suficiente para os turnos. A conclusão foi de que não há diferença face a veículos com motores de combustão interna.

A aquisição dos oito veículos elétricos, que implicou um investimento de 300 mil euros, vai permitir reduzir em 70% as emissões de dióxido de carbono (CO2) e em 10% o consumo de combustíveis fósseis.

A Brisa pretende investir quase 8 milhões de euros na eletrificação da sua frota de patrulhamento e operação até 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família