Mobilidade

Pelas estradas de Portugal ao volante do elétrico Jeep Avenger

A AWAY esteve ao volante do Jeep Avenger, a primeira proposta 100% elétrica da marca de automóveis americana
Texto

O que é que a Jeep tem para oferecer na nova era da eletrificação? Foi a esta pergunta que a AWAY foi tentar responder ao experimentar o Jeep Avenger, aquele que é o primeiro elétrico da marca americana já com uma longa tradição na indústria automóvel.

Desenvolvido a pensar no mercado europeu e já com o selo de Carro do Ano 2023, o elétrico Jeep Avenger vem cheio de promessas e nós íamos com as expectativas em alta para a viagem entre Sacavém e a praia de A dos Cunhados, em Torres Vedras, realizada a convite do importador nacional.

A primeira impressão do Jeep Avenger vai ao encontro de tudo o que a marca revelou sobre o SUV elétrico. Compacto por fora e espaçoso por dentro, mostra-se como uma opção de peso não só para os mais aventureiros que não perdem uma oportunidade para fugir para a natureza, mas também para quem procura um veículo para o dia a dia.

Jeep Avenger - AWAY
Jeep Avenger é o primeiro elétrico da marca (foto: divulgação)

Logo nos primeiros minutos deu para perceber que é um carro interessante de se conduzir e, acima de tudo, simples. Com seis modos de condução – os mais clássicos, Eco, Normal e Sport, e os mais aventureiros, Snow, Sand e Mud – que podem ser facilmente selecionados através de um botão na consola central, o veículo faz uma gestão da tração interessante, que permite boas respostas a diferentes situações.

Andámos em autoestrada, ruas estreitas cheias de curvas, subidas e descidas e, claro, sendo um Jeep, não podia faltar condução fora de estrada. Neste caso, o percurso que nos foi dado levava-nos por estradas estreitas em terra batida.

Como seria de esperar da marca conhecida pelos seus todo-o-terreno, o comportamento foi exímio e o conforto não foi deixado de lado só porque o terreno era mais acidentado, algo que se deve em grande parte à suspensão afinada a pensar neste tipo de trajetos.

Jeep Avenger - AWAY
Testámos o Jeep Avenger em terra batida (foto: divulgação)

Os consumos surgiram como outro ponto positivo nesta proposta que, de acordo com a marca, está a atrair um público mais jovem do que os outros modelos. Com promessas de consumo de  15,4 a 15,9 kWh/100 km, o que vimos em ambiente real não foi muito diferente disso, o que mostra que a promessa de fazer 400 km com um carregamento pode ser cumprida.

Na era da tecnologia, os carros têm cada vez mais ecrãs e menos botões. No caso do Jeep Avenger, houve uma tentativa de manter alguns comandos físicos para que o condutor não precise de navegar por entre vários menus para fazer coisas tão simples como ligar o ar condicionado.

Depois de ter sido colocado à venda no final de 2022 com uma versão de lançamento especial, o Jeep Avenger está agora disponível com três níveis de equipamento, o Longitude, por 39.700 euros, o Altitude (equivalente ao First Edition) por 41.700 euros e o Summit por 43.700 euros. O lançamento está previsto para meados de junho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio