Mobilidade

Elétrico Ford Explorer bateu recorde ao percorrer 30 mil km à volta do mundo

Ford Explorer teve de enfrentar várias condições climatéricas e diferentes pisos
Texto

27 países e mais de 30 mil quilómetros percorridos. Foram estes os números que valeram um novo recorde oficial à aventureira Lexie Alford que circum-navegou o globo ao volante do novo veículo elétrico Ford Explorer.

A linha de chegada – e de partida – foi Nice, em França. Até chegar à meta, Lexie teve de enfrentar os mais diversos desafios. Afinal, conduzir um veículo elétrico na Europa pode não ser difícil, mas há zonas do mundo em que parece quase uma missão impossível.

Ford Explorer - AWAY
Ford Explorer percorreu mais de 30 mil quilómetros (foto: divulgação)

Ainda assim, o Ford Explorer 100% elétrico não falhou nesta viagem que tinha de ser de mais 28.968 km, passar por dois pontos antípodas e viajar em pelo menos cinco continentes.

Enfrentando cortes de energia em África, falta de carregadores elétricos no deserto do Atacama, no Chile, e um sem fim de estradas não pavimentadas, passagens de montanha e até gelo, o Ford Explorer provou que é possível dar a volta ao mundo sem usar combustíveis fósseis.

Esta viagem, mais do que dar a conhecer o novo veículo elétrico da marca, serviu também como um ensaio, já que houve oportunidade de testar o Explorer em todo o tipo de condições climatéricas e de estradas, refere o fabricante em comunicado.

Ford Explorer - AWAY
Lexie Alford foi quem conduzir o elétrico (foto: divulgação)

Os carregamentos foram desafiantes e foi necessário utilizar ao longo da viagem uma variedade de soluções de carregamento, que passaram por tomadas de parede a carregadores rápidos e até packs de carregamento portátil.

No comunicado, Lexie salienta que esta viagem “foi a honra de uma vida (…) O meu objetivo era ultrapassar os limites do que é possível fazer num veículo elétrico e tenho orgulho em dizer que o consegui!"

O Ford Explorer é apresentado como o primeiro veículo elétrico de passageiros da Ford a ser desenvolvido e construído na Europa.

Vai estar disponível em duas versões, uma com autonomia de até 602 km e outra até 566 km. Em termos de potência, a versão com mais autonomia tem 210 kW (equivalente a 286 cavalos) e a com menor tem 250 kW (340 cavalos).

O preço da versão com autonomia alargada começa nos 53 mil euros (preço com campanha de lançamento). A versão com bateria de autonomia standard ficará disponível mais tarde.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade