Sustentabilidade

Plataforma de economia circular ajuda a evitar emissão de 524 mil toneladas de CO2

Wallapop partilhou impacto que a compra e venda de produtos na plataforma teve a nível ambiental
Texto
Sustentabilidade (foto: Geralt/Pixabay)
Sustentabilidade (foto: Geralt/Pixabay)

Sabes qual é o impacto ambiental de optar por comprar produtos usados em vez de novos? A Wallapop, uma plataforma de economia circular, partilhou alguns números relativos a 2023 e parece que a compra e venda de produtos em segunda mão ajudou a evitar a emissão de 524 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Os dados foram divulgados no Modelo de Impacto de 2023 da Wallapop que quis mostrar aos utilizadores da plataforma o resultado de optar por produtos em segunda mão.

Assim, a venda e compra de produtos reutilizados pela comunidade traduziu-se não apenas em menos emissões de CO2. Conseguiu-se também uma poupança de 19,7 mil milhões de litros de água, quantidade consumida pela população em Portugal em 1 ano e 8 meses; evitou-se a utilização de 22,7 mil milhões de toneladas de plástico, a mesma quantidade para produzir 162 milhões de Barbies, e de 84,4 mil toneladas de metais, o suficiente para construir oito Torres Eiffel. Ainda se evitou a produção de 31,9 mil toneladas de resíduos.

De acordo com a Wallapop, tudo isto representou uma poupança para o ambiente equivalente a 736 milhões de euros.

A plataforma salienta que os indicadores tiveram um aumento de cerca de 2% face a 2022 à boleia do aumento de vendas e de utilizadores na plataforma.

Em 2022, a Wallapop, juntamente com a Deloitte, analisou alguns dados, tendo concluído que 56% dos produtos anunciados não continuariam a ter uma vida útil se não fossem vendidos, já que os proprietários tinham intensão de se desfazerem deles. Além disso, em 81% dos casos, a compra na plataforma serviu para substituir outro objeto.

A Wallapop é uma plataforma presente em Espanha, Itália e Portugal que permite a venda e a compra de produtos usados de várias categorias, de casa e jardim a roupa passando por tecnologia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes iates de sonho a energia solar vão ser feitos com garrafas de plástico
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida