Sustentabilidade

6 passos para reduzires a pegada ambiental

Numa altura em que sentimos os efeitos das alterações climáticas, é importante começar a mudar hábitos e poupar o planeta
Texto

As alterações climáticas estão na ordem do dia e como não poderiam estar? Por toda a Europa, enfrentamos um dos verões mais quentes e secos de sempre e peritos alertam que o aquecimento global é o principal culpado. O aviso é óbvio: ou mudamos a nossa postura perante o planeta ou a situação vai piorar.

Apesar de haver ainda muito a fazer a nível macro para se travar o aumento anual da temperatura média a 1,5º C, como ficou previsto no Acordo de Paris, há pequenas mudanças que cada um de nós pode fazer que podem representar um passo para um mundo mais sustentável.

São 6 passos que ajudam a atenuar a tua pegada

1. Procura reduzir o teu consumo de carne, especialmente de carne bovina.

Vários estudos, incluindo um da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, alertam que a criação de gado gera muitas emissões de gases de efeito estufa. Talvez por isso haja quem diga que todos deveríamos ser veganos. Mas há que ser realista e perceber que exigir uma mudança tão drástica raramente leva a bom porto.

Se conseguires reduzir o consumo de carne, especialmente vermelha, já estás a diminuir a tua pegada de forma considerável. Experimenta comer carne apenas uma vez por dia ou até uma vez por semana ou aposta em novos pratos vegetarianos ou veganos de vez em quando.

2. Produtos locais e da estação são mais sustentáveis

Se optares por uma peça de fruta ou legume local e da estação, estás a poupar as emissões do transporte e da produção fora de época. Além disso, o sabor é muito melhor.

3. Comprar em segunda mão ajuda

Optar pela economia circular ajuda a reduzir emissões, a poupar matérias-primas, água e energia e permite estender a vida de determinados produtos que poderiam acabar em aterros sanitários. Roupa, algum calçado, eletrónica ou até brinquedos são apenas algumas das coisas que podes adquirir em segunda mão.

4. Atenção ao teu meio de transporte

Transportes públicos e veículos de mobilidade suave, como bicicletas, e-bikes ou trotinetes são uma excelente opção. No entanto, dizer que optes por algum destes meios de transporte apenas funciona se viveres numa cidade onde a oferta dá resposta às tuas necessidades.

Mesmo se precisares de te deslocar de automóvel, há maneiras de reduzir a pegada. A correta manutenção do veículo ajuda a manter as emissões em baixo, assim como uma condução com velocidade constante, sem travagens ou arranques bruscos. O ideal mesmo é procurar partilhar o carro com várias pessoas. Se vais de carro e tens colegas que vivem no teu percurso para o trabalho, porque não combinar boleias?

5. Faz uma correta gestão dos teus eletrodomésticos

Esta dica funciona de várias maneiras e tem um sem fim de possibilidades. No verão, opta por baixar a temperatura da água no termoacumulador. Escolhe eletrodomésticos com uma melhor classe energética. Se tens um segundo frigorifico ou congelador que raramente usas, procura não o ter sempre ligado. Não ligues o forno no verão para depois teres de ligar o ar condicionado ou a ventoinha.

6. Reduz a utilização de plástico

Bem sabemos que toda a gente diz isto, mas a verdade é que o plástico é um problema para o planeta. Por isso, procura comprar a granel quando for possível ou até levar os teus recipientes para supermercados que o permitam. Não ponhas cada variedade de fruta num saco de plástico e leva sacos reutilizáveis sempre que fores às compras. Procura beber água da torneira e não engarrafada, e leva o teu recipiente se fores buscar comida de takeaway.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente