MotoGP: Rossi propõe alterações ao calendário

Piloto italiano quer o campeonato a terminar na Malásia
Texto
Valentino Rossi (Lusa)
Valentino Rossi (Lusa)

Valentino Rossi, uma das principais figuras do mundial de MotoGP, não gosta do atual calendário do campeonato e sugeriu mesmo algumas alterações às datas de algumas das provas.

Para o piloto italiano da Yamaha, o GP de Valência, que é a derradeira prova da temporada desde 2002, tem de ter  lugar mais cedo para evitar o mau tempo que normalmente afeta a última corrida da época.

"Seria melhor não correr a última corrida na Europa, já que acontece no Inverno, penso que seria melhor a última corrida ter lugar num local mais quente ", sublinhou Valentino Rossi em entrevista à «Corse di moto».

"Nos últimos anos temos tido uma prova em Valência marcada pelo mau tempo, em 2018 choveu todo o fim de semana e este ano o tempo esteve seco, mas durante a noite as temperaturas eram muito baixas e de manhã a pista estava sempre bastante fria. Não sei se não seria inteligente colocar a corrida de Valência antes da ronda asiática e dessa forma terminar o campeonato em Sepang onde temos temperaturas de 40 graus ", acrescentou Rossi.

O piloto italiano reconhece que a Dorna, entidade organizadora do campeonato, tem interesse em terminar o campeonato em Espanha. “A organização é espanhola e por isso vejo que tenha interesse em realizar a última prova em Valência. O certo é que não é uma boa ideia, mas quem decide é a Dorna”, lembrou Rossi.

Nove vezes campeão do Mundo, Valentino Rossi, apontou ainda o dedo a outra corrida que no seu entender terá de ser alterada no calendário.

O GP da Austrália que tem lugar em Phillip Island, tem sido alvo de muita contestação por parte dos pilotos e Rossi não deixou passar em claro a queda que sofreu Miguel Oliveira (Tech3 KTM) a 250 km/h provocada pelo vento.

"Phillip Island é outro problema que temos, aquela prova deveria ter lugar no inicio do ano. Apesar do assunto já ter sido falado nos últimos seis ou sete anos, nada se fez até ao momento, mas penso que era importante realizar uma alteração de datas", concluiu Valentino Rossi.

Recorde-se que o calendário de MotoGP para 2020 tem apenas como novidade a realização de 20 corridas com a entrada do GP da Tailândia que terá lugar a a 22 de março.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida