Honda aponta ao título mundial de 2021 na F1 (e no MotoGP também)

Max Verstappen não pressiona tanto o acelerador das expetativas...
Texto
Max Verstappen (Llusa)
Max Verstappen (Llusa)

A Honda vai deixar a Fórmula 1 no final do próximo ano como fornecedora de motores da Red Bull e da AlphaTauri e não faz por menos em relação ao ano de despedida: a marca japonesa quer ganhar o título de F1 em 2021 (e, já agora, também, recuperar o cetro no MotoGP, neste ano perdido para a Suzuki).

A ambição foi assumida no 'Honda Racing Thanks Day', segundo relata o jornal «Marca», pelo CEO da Honda Motor Company, Takahiro Hachigo: “Em 2021, a Honda aspirará a ganhar os títulos de F1 e de MotoGP.”

Se no MotoGP se espera pelo hexacampeão Marc Márquez para um regresso em força para retomar a dupla vitoriosa que o piloto espanhol e a Honda conseguiram ser na última década, na F1 o cenário tem outras características.

A próxima época na F1 vai permitir apenas pequenas alterações aerodinâmicas e os carros, em termos de chassi, vão ser os mesmos de 2020 – ano em que a Mercedes voltou a dominar.

Esse domínio só foi contrariado quatro vezes ao longo da época e, para além da vitória de Sergio Pérez no GP de Sakhir com um Racing Point uma unidade de potência também alemã, as outras três corridas foram ganhas com os motores da Honda: duas por Max Verstappen com o Red Bull e a outra por Pierre Gasly com o AlphaTauri.

O segundo triunfo de Verstappen foi obtido no GP e Abu Dhabi que fechou a temporada e, se a Red Bull, costuma fechar em alta as épocas, o holandês - que contará com Sergio Pérez como colega de equipa em 2021 - ainda não se atravessa tanto para o arranque de 2021 para lá da motivação.

“Estar com a Honda tem sido muito benéfico para ambos. Estamos todos muito motivados. A Honda tem pessoas muito amáveis e gosto muito da minha relação com eles. Além disso, têm muita determinação para tentar ganhar sempre”, disse Verstappen com ênfase nesse “mesmo objetivo de sempre”.

O terceiro classificado do mundial de Pilotos em 2020 não deixa, contudo, de advertir também que, por enquanto, o aspirar aos bons resultados é mesmo o máximo que pode assumir: “Nesta altura, é muito difícil saber o que conseguiremos fazer. Espero que continuemos a obter bons resultados juntos.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade