GP de Abu Dhabi: Max Verstappen domina e vence a última corrida da época

Max Verstappen dominou as 55 voltas ao Circuito de Yas Marine
Texto
Verstappen
Verstappen

Max Verstappen (Red Bull) venceu neste domingo o GP de Abu Dhabi, última prova da temporada, culminando um fim de semana em que o piloto holandês foi o grande destaque.

Verstappen venceu a segunda corrida da temporada e a primeira em Abu Dhabi, onde a Mercedes só somava vitórias desde 2014.

O pano caiu sobre a temporada 2020 de Fórmula 1, após 55 voltas lideradas por Max Verstappen, que saindo da ‘pole’ não permitiu aos pilotos da Mercedes a tentativa de lutarem pela liderança da corrida.

Com uma largada muito forte, o piloto holandês da Red Bull, conseguiu segurar a frente da corrida, com Bottas na sua traseira e Lewis Hamilton na terceira posição.

No entanto, cedo se percebeu que os dois pilotos da Mercedes não estavam com andamento para Verstappen, que poucas voltas depois o início da corrida aproveitava para cravar a volta mais rápida.

O piloto holandês, mostrava que o Red Bull era o monolugar mais rápido em pista e rapidamente conseguia uma ligeira vantagem para Bottas.

O primeiro contratempo para Verstappen aconteceu à passagem da 10.ª volta, quando Sergio Perez viu o seu monolugar ficar parado em pista, levando ao abandono do piloto mexicano, numa despedida amarga de Perez da Racing Point.

 

Os problemas com o carro de Perez levaram à entrada do safety car em pista, situação que foi aproveitada por Verstappen, Bottas e Hamilton, para trocarem de pneus de mistura média para duros.

Com Verstappen na frente, esperava-se que o recomeço da corrida servisse para os pilotos da Mercedes atacarem a liderança do holandês da Red Bull.

No entanto, a história foi outra e no recomeço da corrida, Verstappen disparou na frente e rapidamente conseguiu uma vantagem de 3,5s para Bottas, mostrando que nada o iria impedir de conquistar a vitória na última prova da temporada.

Mais atrás na luta pelo terceiro lugar do campeonato de construtores, Lando Norris e Carlos Sainz, na quinta e sexta posições, respetivamente, estavam a um passo de levar a equipa britânica a alcançar um pódio onde não estava desde 2012.

Com o abandono de Perez e Lance Stroll a lutar para manter a nona posição, a Racing Point estava à beira de perder a terceira posição do mundial de construtores, depois de ter chegado a Abu Dhabi com uma vantagem de 10 pontos, para a McLaren que era quarta.

Até final, a corrida foi um passeio para Max Verstappen, que a 10 voltas da bandeira de xadrez chegou a sugerir à equipa para diminuírem a potência do motor Honda do seu Red Bull.

O piloto holandês, terminou as 55 voltas ao Circuito de Yas Marina com uma vantagem de 15.976s sobre Valtteri Bottas, enquanto Lewis Hamilton, foi terceiro a 18.415s do piloto da Red Bull, embora o sete vezes campeão do mundo tenha tentado atacar o seu companheiro de equipa nas últimas voltas da corrida.

No ainda para Alexar Albon (Red Bull) que conseguiu terminar a temporada com um quarto lugar em Abu Dhabi, o que permitiu ao piloto tailandês ascender ao sétimo lugar do campeonato de pilotos.

Já na luta pelo terceiro lugar do mundial de construtores, a McLaren acabou mesmo por confirmar a terceira posição, com Norris e Sainz a conseguirem manter até ao final a 5.ª e 6.ª posições.

Apesar da vitória de Verstappen na derradeira corrida da temporada, Valtteri Bottas, manteve o segundo lugar do campeonato de pilotos, na frente do piloto holandês, que foi terceiro.

Filme da corrida

Classificação final do GP de Abu Dhabi:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Lewis Hamilton (Mercedes), 347 pontos - campeão

2. Valtteri Bottas (Mercedes), 223

3. Max Verstappen (Red Bull), 214

4. Sergio Pérez (Racing Point), 125

5. Daniel Ricciardo (Renault), 119

6. Carlos Sainz (McLaren), 105

7. Alex Albon (Racing Bull), 105

8.Charles Leclerc (Ferrari), 98

9. Lando Norris (McLaren), 97

10. Pierre Gasly (AlphaTauri), 75

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Mercedes, 573 pontos - campeã

2. Red Bull, 319

3. McLaren, 202

4. Racing Point, 195

5. Renault, 181

(...)

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida