GP da Estíria: FIA sela peças de Racing Point e Mercedes após protesto da Renault

Equipa francesa contesta legalidade dos RP20 da Racing Point
Texto
Os Racing Point RP20 de Sergio Pérez e Lance Stroll (Associated Press)
Os Racing Point RP20 de Sergio Pérez e Lance Stroll (Associated Press)

A Renault apresentou no final do GP da Estíria um protesto contra a legalidade dos monolugares da Racing Point. A FIA já anunciou, entretanto, que aceitou o pedido de fiscalização e procederá ao exame de peças da Racing Point e da Mercedes.

Nas redes sociais, a equipa francesa confirmou ter submetido aos comissários da corrida uma “clarificação da legalidade” dos RP20.

No final da corrida deste domingo, os Racing Point de Sergio Pérez e Lance Stroll ficaram em 6º e 7º lugares, à frente de Daniel Ricciardo, que terminou na 8ª posição.

Recordando que os Racing Point foram, durante a época de testes, apelidados de ‘Mercedes cor de rosa’, o site da Fórmula 1 esclarece que o “protesto formal” da Renault “respeita às peças listadas”

As peças listadas são as que têm direito de propriedade intelectual e que só podem ser utilizadas pelo seu autor. Ou seja, são as peças que têm uma equipa da F1 identificada como a sua criadora e que, por isso, só podem ser utilizadas pela equipa que as criou.

No caso de uma equipa recorrer a terceiros para o design do seu carro, não o pode fazer com recurso a um dos participantes da competição nem a qualquer parceiro que tenha participado no desenho de peças listadas para outro competidor.

A FIA comunicou já nesta noite de domingo que "o protesto da Renault sobre a legalidade dos Racing Point foi aceite pelos comissários" e que "peças dos Racing Point e dos Mercedes serão seladas" para serem submetidas a "exames sequentes". 

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida