F1: à segunda, Hamilton ganha de forma incontestável

Bottas mantém a liderança do Mundial após a segunda corrida do campeonato
Texto
Lewis Hamilton (Associated Press)
Lewis Hamilton (Associated Press)

Lewis Hamilton venceu o GP da Estíria de Fórmula 1, a segunda corrida da temporada.

Na segunda semana seguida no Red Bull Ring, o piloto da Mercedes venceu a prova de forma incontestável saindo da pole position e nunca permitindo que a sua liderança fosse ameaçada.

Valtteri Bottas foi o segundo classificado e mantém a liderança do campeonato do Mundo garantindo a primeira dobradinha do ano para a Mercedes.

Max Verstappen (Red Bull) fechou o pódio de uma corrida que teve logo um incidente na primeira volta a implicar a desistência dos dois Ferrari e que terminou com uma última volta também cheia de emoção.

Após o recital dado à chuva na Qualificação de sábado, Hamilton escolheu os pneus macios para partir para um domingo em que o bom tempo não quis se não os slick. Ao seu lado, na primeira linha da grelha, Versatppen fez o mesmo.

A diferença entre Mercedes e Red Bull não demorou muito a evidenciar-se, porém. O campeão do mundo segurou com autoridade a pole position e, após as primeiras curvas, começou a cavar a vantagem segura na liderança e que foi assumindo uma forma incontestada com o passar das voltas.

Hamilton seguiu sempre na frente da corrida de forma exemplar, sem qualquer erro, evitando sobressaltos como os da semana anterior com as passagens pelos corretores… As únicas voltas em que não liderou o GP da Estíria foi quando foi fazer a única troca de pneus da sua prova – deixando Bottas no comando, pois o finlandês demorou cerca de mais uma dezena de voltas do que o seu companheiro de equipa e de Verstappen a trocar para os médios.

Uma semana depois de uma penalização na Qualificação e outra na Corrida, o hexacampeão mundial chegou de forma ‘limpinha’ *a 85ª vitória da carreira deixando para trás de si toda a ‘ação’ que começou logo na primeira volta.

Logo pouco depois da partida, ainda com o pelotão compacto na primeira volta, Charles Leclerc cometeu um erro de ousadia e entrou com o seu Ferrari por onde não havia espaço, subiu o corretor e acabou por aterrar em cima do carro do seu companheiro de equipa.

Com atualizações para testar tentando responder ao mau arranque de temporada, a Scuderia ficou de uma assentada sem os dois carros assim que a Corrida começou.

Não dando para ver o que a Ferrari poderá ter conseguido melhorar, já deu para ver a Renault a aproximar-se mais da McLaren – mesmo com Esteban Ocon a ser a outra das três desistências da prova. Daniel Ricciardo fez uma boa corrida e terminou no oitavo lugar. Por outro lado, a Racing Point voltou a afirmar-se como, provavelmente, a equipa mais forte deste pelotão dos chamados ‘outros’.

E a grande corrida de Sergio Pérez terá sido, também provavelmente, o melhor exemplo, com o mexicano, fruto do seu talento e do excelente carro que tem a partir do 17º lugar para chegar ao 5º - onde acabou por não terminar devido a um toque.

As lutas neste pelotão Racing Point/McLaren/Renault acabaram por dar o ‘tempero’ mais duradouro neste GP da Estíria ao ponto de uma última volta emocionante, em que Lando Norris acabou por ser o mais vitorioso ao passar Ricciardo, Stroll e Pérez até ao quinto lugar.

Nesta mesma última volta, o mexicano – que tinha estado ‘cheirar’ o 4º lugar de Alex Albon, mas não conseguiu mais do que isso depois de um toque com o Red Bull do tailandês – acabou a conservar o sexto lugar em cima da meta com Stroll e Ricciardo quase a seu lado.

Da mesma forma que os Racing Point parecem estar, em corrida, na frente deste grupo (como os McLaren sobre os Renault), também a Mercedes se mostra nesta altura isolada no ‘seu’ campeonato, mas de forma ainda mais destacada – ou seja, sem contestação de facto.

Os Red Bull estão num nível cima dos seguidores. Mas não no mesmo nível dos W11. Tendo em conta os problemas de que tanto Bottas como Verstappen foram dando conta já na segunda parte da Corrida – o Mercedes num defletor; o Red Bull com danos na asa dianteira – quando chegou a altura do duelo entre carros, foi Bottas que foi buscar Verstappen e não este que pôde pensar em chegar-se a Hamilton.

E, com o campeão do mundo a liderar incontestavelmente a prova, o finlandês fez o seu trabalho à segunda de duas tentativas carimbando a primeira dobradinha Mercedes da temporada – e mantendo-se na liderança do Mundial.

O Filme da Corrida

Classificação do GP da Estíria

Classificação do Mundial de Pilotos

1. Valtteri Bottas (Mercedes), 43 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes), 37

3. Lando Norris (McLaren), 26

4. Charles Leclerc (Ferrari), 18

5. Sergio Pérez (Racing Point), 16

6. Max verstappen (Red Bull), 15

7. Carlos Sainz Jr. (McLaren), 13

8. Alexander Albon (Red Bull), 12

9. Pierre Gasly (AlphaTauri), 6

10. Lance Stroll (Racing Point), 6

(...)

Classificação do Mundial de Construtores

1. Mercedes, 80 pontos

2. McLaren, 39

3. Red Bull, 27

4. Racing Point, 22

5. Ferrari, 19

(...)

O Mundial de F1 segue ‘non stop’ para o Hungaroring com a terceira corrida em fins de semana consecutivos. O GP da Hungria está marcado para o próximo fim de semana de domingo dia 19 de julho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Volvo Cars já tem duas fábricas ambientalmente neutras
Dobrável e de carga, esta bicicleta elétrica é perfeita para a família
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023