Energia

Preço médio semanal da gasolina e do gasóleo desceu esta segunda-feira

Na semana de 20 a 26 de maio, preço antes de impostos é de €0,856 litro/gasolina 95 simples e de €0,834 litro/gasóleo
Texto
Combustível (foto: Freepik)
Combustível (foto: Freepik)

O preço dos combustíveis tem estado a descer nas últimas semanas e esta tendência volta a manter-se tanto para a gasolina como para o gasóleo. De acordo com dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço médio semanal desceu 0,6% tanto para a gasolina como para o gasóleo. 

Assim, o que se verifica é que para a semana de 20 a 26 de maio, o preço médio semanal antes de impostos é de 0,856 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 0,834 euros por litro para o gasóleo simples.

Após impostos, e já tendo em consideração a margem de retalho de cerca 10%, o preço da gasolina 95 simples deverá estar em 1,764 euros/litro e o preço do gasóleo em 1,571 euros por litro

Muitas vezes, o valor eficiente com impostos, como chama a ERSE, não corresponde ao praticado nas gasolineiras. Na semana passada, de 13 de maio a 19 de maio, o preço de pórtico era de mais 3,1 cêntimos na gasolina e 5,7 cêntimos no gasóleo do que o preço eficiente.

No entanto, quando analisado o preço com desconto, tanto no caso da gasolina como do gasóleo, o valor final acaba abaixo do preço Eficiente calculado pela ERSE. 

Este valor eficiente pode ser usado para quando se tem dúvidas relativamente ao valor que estamos a pagar pelo combustível. Se o que se paga for abaixo do preço médio semanal com impostos da ERSE, então estamos a poupar

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Comboios que levitam na linha? Empresa italiana está a testar tecnologia
Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 24 a 30 de junho
Visita à fábrica da Nissan: sustentabilidade em destaque na produção do Qashqai