Atualidade

Tensão na Ucrânia faz petróleo bater novo recorde desde setembro de 2014

Preço dos combustíveis vai aumentar: o barril de Brent alcançou 97,33 dólares o que representa um máximo em sete anos e meio
Texto
Barris de petróleo (Foto: GettyImages)
Barris de petróleo (Foto: GettyImages)

 

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu hoje em alta, subindo 2% no mercado de futuros de Londres, para 97,33 dólares, o que representa um novo máximo desde setembro de 2014. Este valor representa uma subida de mais de 7 dólares em apenas um mês.

De acordo com a Lusa, o preço do petróleo volta a subir devido ao aumento das tensões na Ucrânia, depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Na segunda-feira, a cotação do barril terminou em alta de 1,89%, para os 95,39 dólares. Nos EUA, o Texas Intermediate Oil (WTI), que não foi negociado no dia anterior por ser feriado, sobe mais de 3% antes da abertura oficial do mercado.

Preço dos combustíveis vai subir

A tensão geopolítica, entre Rússia e Ucrânia, que poderá afetar todo o leste da Europa, os Estados Unidos e parceiros da NATO (Portugal incluído), parece na eminência de uma escalada a leste e o preço dos combustíveis vai refletir-se de forma significativa.

A consultora Goldman Sachs no início de 2022 emitiu uma previsão que aponta que o barril de Brent poderá chegar a 100 dólares no terceiro trimestre do ano, o que significa uma previsão de forte aumento do preço dos combustíveis ao longo deste ano. Mas esta tensão poderá fazer também esta previsão ter de ser revista em alta.

O preço do petróleo subiu mais de 55% em 2021. Aliado a isto, a crescente implementação de taxas sobre emissões poluentes irá fazer disparar o preço dos combustíveis.

Já esta semana, em Portugal, assistimos ao 9º aumento consecutivo do preço dos combustíveis em Portugal.

(Fotos: Gettyimages/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal