Energia

Prepara a carteira e respira fundo: preço dos combustíveis vai voltar a subir

Brent acima dos 90 dólares por barril e crise na Ucrânia contribuem para novos aumentos nos combustíveis na semana de 21 a 27 de fevereiro
Texto
Preço dos combustíveis
Preço dos combustíveis

O preço dos combustíveis continua a sua subida que parece imparável, pela oitava semana consecutiva desde o início de 2022.

As iniciativas do governo, como o Autovoucher (que termina a 31 de março) e a redução na taxa de ISP (prolongado até final de abril), são pouco eficazes no momento de atestar o depósito e os utilizadores ainda não experimentaram nada mais do que aumentos desde o dia 1 de janeiro.

De acordo com as informações que a AWAY recolheu já esta manhã junto de fontes do setor e após os nossos cálculos, podemos afirmar que a tendência para a semana de 21 a 27 de fevereiro é de subida no preço dos combustíveis.

Estimativa AWAY: A gasolina simples 95 deverá subir 1,5 cêntimos (0,015 euro/litro) e o gasóleo simples deverá subir 1 cêntimo (0,01 euro/litro).

De acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), recolhidos a 18 de fevereiro, o preço médio do gasóleo simples é, à data de consulta, de 1,650 euros/litro (1,682 euros para o gasóleo especial), e o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,807 euros/litro (1,829 euros para a gasolina 95 aditivada). A gasolina aditivada 98 apresentava à data de recolha de dados um preço médio de 1,933 euros por litro.

Recordamos que esta é uma estimativa da AWAY realizada de acordo com os nossos cálculos e consulta a fontes privadas no setor. Os postos de combustível e os operadores do mercado são livres de praticar o preço que desejarem. É muito provável que encontre postos com preços mais baixos ou que consiga valores melhores com as várias promoções existentes de parcerias com as gasolineiras.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal