Sustentabilidade

Regressaram as poeiras de África. Conselhos para proteção e limpeza do teu carro

Algumas dicas e conselhos para estares melhor prevenido e poderes combater a acumulação de poeiras nocivas no teu carro
Texto
Poeiras de África (Foto: A.Gutierrez/AP)
Poeiras de África (Foto: A.Gutierrez/AP)

Cuidado porque regressaram as poeiras de África que há pouco mais de uma semana tinham assolado o território nacional. De acordo com informações da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) desta vez deverão ter menos impacto, intensidade e duração.

Estas poeiras contribuem para a fraca ou má qualidade do ar e esta forte concentração de partículas é nociva à saúde. Deves ter especial cuidado se tiveres problemas respiratórios ou doenças crónicas associadas, evitando espaços abertos e limitando deslocações ao ar livre.

De acordo com as informações recolhidas esta fraca qualidade do ar, deverá manter pelo menos até amanhã e é provocada por uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África e deverá afetar Portugal de norte a sul.

Dicas para poupares o teu carro às poeiras

1. Fecha as janelas – uma das formas das poeiras entrarem no teu carro é através de janelas abertas. Tenta mante-las fechadas. Se não tens via verde evita percursos com portagens para não teres de abrir aí a janela.

2. Evita circular nas horas de maior trânsito – as poeiras em suspensão têm maior propensão a ficar retidas no teu carro quando estás parado no trânsito.

3. Mantêm a recirculação de ar fechada – o filtro de habitáculo é muito provavelmente a melhor arma que os construtores te deram no combate às poeiras. Atenção que é uma boa altura para pensares se não o deverás substituir, este é um elemento de desgaste.

4. Lava o teu carro com mais frequência. Ainda que circules de janelas fechadas é importante que te recordes da limpeza. Em dias destes é fundamental não deixares a poeira acumular, nem por dentro nem por fora.

5. Aspira os estofos. Particularmente se forem de tecido ou fibra, as poeiras vão gostar de ficar por lá uns tempos.

6. Aplica protetores para o tablier. Tens alguns com propriedades anti-estáticas que impedem as poeiras de assentar durante algumas horas.

7. Se não tens tempo de limpar o carro, programa uma limpeza. A maioria dos espaços comerciais e praticamente todos os stands de automóveis têm serviços de limpeza no local e poderás deixar o carro para uma limpeza mais profunda.

8. Assegura-te que as borrachas dos vidros estão em bom estado e vedam em condições.

9. Limpa as escovas do limpa para-brisas antes de arrancares e, se puderes, lava o vidro. É certo que irás acumular poeiras durante a tua viagem, mas se tiveres poeiras nas borrachas das escovas irás riscar o vidro ou danificar as escovas.

10. Utiliza tapetes de substituição de borracha, fáceis de limpar/lavar. Ainda utilizas os tapetes de origem? Pois bem, com poeiras no ar, poeiras no chão… vais traze-las para dentro do teu carro e vão ficar por lá. Utiliza durantes estes períodos uns tapetes que depois possas fazer uma boa lavagem.

11. Tenta escolher parques de estacionamento cobertos, se assim possível, caso contrário evita pelo menos zonas que não estejam alcatroadas porque entre as pedras ou terra batida haverá seguramente mais pó

12. As partículas aguentam-se mais tempo em ambientes húmidos, pode ser uma boa ideia teres um mini desumidificador no carro

13. Tapa o teu carro. Se não tens garagem fechada, mas prevês deixar o teu carro parado durante algum tempo, equaciona comprar uma capa para o tapar. Sim, tens capas à venda a partir de 10 euros que tapam todo o carro. Lembra-te só que terás que deixar a matrícula escrita na capa. Não poderás deixar o carro sem identificação parado na via pública.

(Fotos: B.Starkey, M.Kaye, L.Droege, C.Gotardi, B.Mahon/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal