Sustentabilidade

Qual será o impacto da qualidade do ar na cognição e saúde das crianças?

Projeto com participação portuguesa recolheu €18,3 milhões para analisar qualidade do ar em escolas e o impacto na saúde infantil
Texto
Projeto analisa qualidade do ar e impacto nos mais novos
Projeto analisa qualidade do ar e impacto nos mais novos

Portugal conseguiu um financiamento de 18,3 milhões de euros para atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na área de saúde no programa Horizonte Europa. Um dos três projetos aprovados que contam com coordenação portuguesa foca-se no impacto da qualidade do ar interior na saúde infantil.

O projeto “Development of innovative analyses for monitoring indoor air quality and its impact on children’s health” tem como ponto de partida vários estudos que mostram uma ligação entre a presença de substâncias químicas e partículas nocivas no corpo humano e a diminuição da função cognitiva em crianças, assim como o aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular.

Assim, 11 entidades de Portugal, Bélgica, Grécia, Holanda, Dinamarca, Suíça e Espanha irão estudar o estado da qualidade do ar nas escolas e o consequente impacto que este tem na cognição na infância. As medições dos poluentes serão feitas em diferentes escolas de vários países, incluindo Portugal.

O objetivo é não só avaliar a presença de biomarcadores no ar e consequente impacto nos mais novos, como também explorar estratégias para ajudar a melhorar a qualidade do ar de forma a promover qualidade de vida e aumentar a esperança média de vida.

O projeto europeu vai contar com equipas de investigação de epidemiologistas ambientais, toxicólogos, especialistas em qualidade do ar, biólogos de sistemas, engenheiros e especialistas em áreas sociais e de cidadania. A portuguesa FI Group irá liderar o pacote de trabalho de divulgação e comunicação e ficará responsável por divulgar os resultados da investigação.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos