Cidades

Valongo premiado por iniciativas na Semana Europeia da Mobilidade de 2021

Edição de 2021 contou com 3184 candidaturas, das quais 86 foram de municípios e cidades portuguesas
Texto
Valongo vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021
Valongo vence prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021

Valongo venceu o prémio dedicado aos pequenos municípios com menos de 100 mil habitantes da EUROPEANMOBILITYWEEK 2021. O prémio foi atribuído a Valongo pelas ações para incentivar a mobilidade urbana sustentável promovidas durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 16 a 22 de setembro de 2021, e que teve como tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.

Durante a semana de setembro de 2021, Valongo criou várias atividades inovadoras e conseguiu envolver locais e organizações nas ações que levou a cabo. Entre os vários planos, foram destacados as aulas de fitness, caminhadas, o espetáculo de teatro móvel Eco Cops feito num ecocarro a pedais e os inquéritos.

Não foram apenas as atividades da Semana Europeia da Mobilidade que chamaram a atenção do júri. As estruturas permanentes pensadas para incentivar outros tipos de mobilidade também contribuíram para a vitória do pequeno município.

Ao longo dos anos, têm sido desenvolvidas soluções de mobilidade urbana sustentável como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e do Plano Municipal de Acessibilidade para Todos (PMAT).

Já foram criadas novas áreas pedonais, melhoradas e implementadas rampas para cadeiras de rodas, desenvolvidas ciclovias e novas áreas para estacionar bicicletas e criada uma via que tem como objetivo ligar a nascente à foz do rio Leça.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que esteve na cerimónia da atribuição de prémios que decorreu em Bruxelas, o município está dedicado a uma estratégia firme e consolidada em relação ao ambiente e à mobilidade que visa atingir a neutralidade carbónica. Como tal, a transformação do concelho está longe de estar terminada.

Num futuro próximo estão previstas ações de urbanismo tático e o reordenamento da circulação automóvel. Também está em desenvolvimento uma ciclovia que irá ligar Ermesinde à Maia, cofinanciada pelo Fundo Ambiental.

Foram ainda entregues mais dois prémios referentes a iniciativas da EUROPEANMOBILITYWEEK 2021. Kassel, na Alemanha, venceu na categoria de grande município, graças a atividades como caças ao tesouro e tours acessíveis a pé e de bicicleta.

Tampere, na Finlândia, foi o vencedor do prémio Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) pela sua abordagem multidisciplinar que incentiva as pessoas a fazer escolhas de mobilidade mais saudáveis e conscientes.

A EUROPEANMOBILITYWEEK, criada e apoiada pela Comissão Europeia, ocorre todos os anos de 16 a 22 de setembro e dá uma oportunidade a municípios e cidades de promover uma mobilidade mais sustentável através de medidas de planeamento, novas infraestruturas e variadas ações. A edição de 2021 bateu o recorde de participações com 3184 candidaturas, das quais 86 foram portuguesas.

(Fotos: captura Facebook Município de Valongo e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP na próxima semana até 30 de abril
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade