Cidades

Montalegre deixa frota na garagem às sextas para poupar combustível

Iniciativa Sextas Verdes apresentada pelo município tem como objetivo fazer face aos aumentos dos combustíveis e eletricidade
Texto
Montalegre
Montalegre

Com o objetivo de poupar combustível, o município de Montalegre, em Vila Real, vai parar a frota municipal todas as sextas-feiras. A iniciativa “Sextas Verdes” começa já dia 18 de março, anunciou o presidente da autarquia, Orlando Alves.

À Lusa, o autarca esclareceu que as “Sextas Verdes” foram criadas em parte devido à escalada do preço dos combustíveis agravada pela guerra na Ucrânia:

O desequilíbrio orçamental, que virá do consumo regular de combustíveis que vínhamos fazendo, tem que ser previsto e tem que ser combatido”, explicou.

A partir de agora, todas as sextas-feiras, os funcionários vão ser envolvidos em ações e iniciativas que não envolvam a utilização de meios mecânicos.

Para além do aumento do preço dos combustíveis, também o preço da eletricidade tem subido. Como tal, o autarca refere que está a ser estudada a possibilidade de fazer cortes na iluminação pública entre as 00h e as 6h, uma medida que já esteve em vigor no Montalegre durante a crise que levou Portugal a pedir ajuda financeira.

Orlando Alves referiu que está será a única forma de equilibrar e desenvolver o orçamento sem interferir com os investimentos já previstos e com a satisfação das necessidades básicas da família.

(Fotos: Vitor Oliveira/Flickr e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal