Cidades

Vídeo: Conhece Xavier, o robô autónomo que patrulha ruas em Singapura

Elétrico, autónomo e em alerta permanente: há um robô nas ruas de Singapura para prevenir comportamentos incorretos
Texto
Xavier, um robô polícia autónomo
Xavier, um robô polícia autónomo
Vídeo: conheça o BeachBot, o robô amigo das praias que recolhe lixo sozinho

Singapura está a testar um robô autónomo para patrulhamento do centro da cidade, na zona de Toa Payoh, com elevado aglomerado de pessoas.

O “Xavier” é capaz de detetar comportamentos considerados incorretos como fumar em zonas proibidas, vendedores ambulantes ilegais, estacionamento indevido de bicicletas e desrespeito pelas regras sanitárias do COVID-19 (deteta ajuntamentos com mais de cinco pessoas).

O projeto piloto durará até final de outubro e a deteção destes comportamentos irá despoletar mensagens sonoras e visuais.

Ver aqui um vídeo deste robô autónomo:

O objetivo das autoridades é sensibilizar a população para a necessidade de comportamentos responsáveis na cidade.

Este robô autónomo foi desenvolvido pela HTX em parceria com a Agência de Ciências de Singapura. Está equipado com sensores para navegação autónoma, radares de proximidade e possui camaras de 360 graus com gravação de vídeo em tempo real.

A programação avançada de inteligência artificial está “treinada” para detetar quaisquer anomalias.

Se for mandado parar pelo Xavier, o melhor é mesmo obedecer!

 

 

Continuar a ler
Home
Há seis distritos sob aviso laranja: estas serão as regiões e as horas mais críticas
Japoneses, habituados a catástrofes naturais, alertam portugueses: não devem usar galochas
Vai haver aqui períodos em que a chuva não para", alerta IPMA para os próximos dias