Fantástico

Vídeo: conheça o BeachBot, o robô amigo das praias que recolhe lixo sozinho

Projeto BB começou a limpar beatas de cigarros das areias das praias, mas promete não parar por aqui
Texto

"Tropeçar" em beatas de cigarros na praia tem tanto de desagradável como de nocivo para o meio ambiente e, na Holanda, já há um robô que está a ser preparado para resolver este problema. Com a participação da Microsoft, o BeachBot da empresa TechTics, apanha as pontas de cigarros e leva-as consigo para deixarem de ser um problema.

O vídeo mostra o projeto BeachBot em ação: 4,5 biliões de beatas de cigarros ficam por ano depositadas no meio ambiente à espera da sua desintegração, que pode levar a até 14 anos e é aqui que entra em ação este ajudante das praias.

Conhece aqui o Xavier, um robô em Singapura

A TechTics é a empresa tecnológica de Edwin Bos e Martijn Lukaart, sedeada em Haia, na Holanda, com o propósito de usar a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) para resolver problemas sociais como o lixo nas praias. Bos começou a pensar lidar com a situação quando estava na praia de Scheveningen e o seu filho, então com 4 anos apanhou uma beata da areia e lha mostrou.

“Os filtros dos cigarros estão cheios de microplásticos. É mau que acabem na natureza”, disse Bos numa citação da Microsott NCE em artigo a respeito do projeto.

Os dois colegas da TechTics são especializados em IA e em robótica e conceberam um robô com interação humana para tornar as praias mais limpas: o BeachBot, também conhecido como BB.

BeachBot (imagem Microsoft News Centre Europe via TechTics)

Os investigadores da TechTics criaram o primeiro algoritmo de deteção com base em IA que, neste caso, vê especialmente beatas e juntamente, com estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, conceberam o BB que depende da IA para fazer o trabalho recolhendo as beatas na areia da praia e depositando-as num recipiente seguro.

Qualquer pessoa pode ligar-se ao BB e torná-lo mais inteligente treinando o seu algoritmo de deteção com (mais) fotografias de beatas de cigarros – são milhares de fotografas que são ‘mostradas’ ao BB de pontas de cigarros em vários estados e posição para que ele possa lembrar-se e ‘reconhecê-las.

Vê aqui também Astro, o robô da Amazon

Para ajudar a compilar essas fotografias, a equipa do BB recorreu ao Microsoft Trove, uma aplicação que conecta os investigadores em IA com os autores das fotografias “através de um mercado de dados transparente” onde se faz a troca. “Neste caso, as pessoas podem submeter as suas fotografias e a TechTics paga diretamente 25 cêntimos por cada imagem aceite” explica referindo que já foram obtidas 200 imagens via Trove e que a TechTics espera recolher cerca de duas mil.

O BB fez o seu primeiro teste na praia de Scheveningen no verão do ano passado e neste ano já tem outro marcado. Com os seus 80 cm de largura, o robô apanhou 10 beatas da areia em meia hora. Com duas câmaras para olhar em frente e para baixo, evita pessoas e objetos. E quando deteta uma beata faz descer dois braços que colhem a areia em conjunto e agarram o filtro do cigarro que é colocado num depósito interno, cujo conteúdo será depois colocado por pessoas no lixo.

BeachBot (imagem TechTics)

O BeachBot funciona com baterias tendo uma autonomia de uma hora, mas a TechTics já está agora a trabalhar em dois ‘ajudantes’ que farão apenas a deteção (com um mapeamento também via Trove) para formar um trio de limpa-praias a trabalhar em conjunto chamando o BB ou outros veículos de limpeza.

“Começamos com beatas de cigarros. Esse é o objeto de lixo mais numeroso. No futuro, queremos que os robôs detetem uma série de outro lixo.”, refere Bos com uma visão com robôs autónomos movidos a energia solar.

Mas o problema não se resolve só com as máquinas: “Achamos que a nossa solução robótica, em última instância, pode não ser a solução final para este problema, porque o problema maior com o lixo ainda é o comportamento humano. Temos de garantir todos em conjunto que mantemos as nossas praias limpas.”

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”