Cidades

Aluguer de entradas de garagem privadas pode ser solução para parqueamento

Através de alguns sites e aplicações, arranjar um lugar de estacionamento em Londres ou em Paris pode deixar de ser uma dor de cabeça.
Texto
Parqueamentos disponíveis
Parqueamentos disponíveis

O aluguer de espaços de estacionamento é uma solução que beneficia condutores e proprietários privados. Já tinhas pensado nisso?

Estacionar o carro numa grande cidade não é tarefa fácil. Muitas vezes, a oferta é escassa e o trânsito do dia a dia torna quase impossível estar realmente atento aos lugares disponíveis. Este é um problema que aparenta assolar todos os grandes centros urbanos e para os quais nem sempre os governos locais têm solução.

Face a esta procura aparentemente sem resposta dos organismos públicos, começaram a surgir alternativas privadas de aluguer de lugares de estacionamento que, para além de beneficiarem os condutores, beneficiam também os proprietários privados.

Esta nova tendência, baseada na economia de partilha, convida quem tem lugares de estacionamento que não utiliza ou até entradas de garagem vazias a disponibilizá-las online, em sites e aplicações próprias para o efeito para que possam ser alugadas com antecedência.

Do ponto de vista económico, esta nova tendência pode trazer um rendimento extra. O aluguer dos espaços não está sujeito a grandes oscilações do mercado e, para além disso, os espaços vazios de estacionamento são um ativo que as pessoas têm e que facilmente conseguem alugar, quer seja por umas horas, uma semana ou até um mês. Quanto mais central for o espaço, maior é a procura e, consequentemente, mais elevado é o valor que pode ser pedido.

A digitalização de serviços de estacionamento permite acesso às tendências de deslocação dentro das cidades, sendo viável uma análise de comportamentos e de necessidades dos utilizadores de carros, tornando as cidades mais facilmente navegáveis.

Apesar de ainda não existirem em Portugal, as aplicações e sites para aluguer de lugares de estacionamento têm proliferado nos últimos anos um pouco por todo o mundo. O JustPark, Parkpnp e o YourParkingSpace, por exemplo, disponibilizam lugares privados no Reino Unido, garantindo dessa forma estacionamento para aqueles que não têm outra forma de se deslocar sem ser de carro.

Nos Estados Unidos, a Spacer é uma aplicação de aluguer mensal de espaços de estacionamento de privados e está presente em cidades como Miami, Nova Iorque, Los Angeles ou Boston. A MobyPark está presente em várias cidades da Europa, de Madrid a Berlim, passando por Tampere e Viena e permite alugar espaços de estacionamento por, no mínimo, 24 horas.

Todos os dias, as grandes cidades portuguesas recebem milhares de carros nas suas estradas. Por isso, não será de estranhar que este serviço possa chegar rapidamente a território nacional, facilitando o acesso a espaços de estacionamento dentro dos centros urbanos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal