A TotalEnergies irá realizar um investimento de 200 milhões de euros, ao longo de um período de um ano, para equipar mais de 150 das suas estações de serviço em França, situadas em autoestradas e vias rápidas, com estações de carregamento rápido (alta potência) para veículos elétricos.
O plano da empresa de origem francesa está traçado até 2023, altura em que estima ter 200 estações de serviço equipadas com postos de carregamento rápidos, bem como outros 100 pontos de iguais características em áreas urbanas.
Já este ano, a TotalEnergies espera chegar às 60 estações de serviço em autoestradas e vias rápidas com postos de elevada potência (50 a 175 kW) e até ao final do próximo ano estima que haja em França um total superior a 110 estações de alta potência (175 kW).
“Graças às receitas geradas pelos nossos negócios de petróleo e gás, podemos investir fortemente em infraestruturas de carregamento para veículos elétricos e acelerar a nossa transformação. O nosso posicionamento assertivo apoia, assim, o crescimento da mobilidade elétrica para viagens de longa distância”, salienta, em comunicado, Alexis Vovk, Presidente de Marketing e Serviços na TotalEnergies, cuja ambição é providenciar um posto de carregamento de alta potência a cada 150 quilómetros.
À parte de França, a TotalEnergies está empenhada em ser um fornecedor de relevo de energia para veículos elétricos em outros mercados europeus e não só. Desde 2020, a empresa tem em funcionamento ou em construção postos de carregamento em áreas urbanas de muitos outros países - Amsterdão e respetiva área metropolitana (22 000), Antuérpia (3000), Londres (1700), Paris (2300), Singapura (1500) e Wuhan (11 000).