Atualidade

Alerta: nova onda de calor prevista para Portugal a partir de 20 de agosto

Em 2022 já tivemos duas fortes ondas de calor e no próximo sábado tudo indica que terá início uma terceira vaga
Texto
Onda de calor em agosto (Foto: O. Pidvalnyi/Pexels)
Onda de calor em agosto (Foto: O. Pidvalnyi/Pexels)

As mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que Portugal deverá enfrentar uma terceira onda de calor a partir do próximo sábado dia 20 de agosto e que se mantém o perigo de incêndios rurais.

Portugal já teve em 2022 duas fortes ondas de calor com temperaturas que rondaram cinquenta graus e com forte impacto em todo o país. A confirmar-se as previsões avançadas à Lusa por Jorge Miranda, presidente do IPMA, esta nova vaga poderá ter início dentro de três dias.

"As previsões não são muito positivas em termos de precipitação e provavelmente setembro será um pouco mais seco e um pouco mais quente, como têm sido os meses anteriores" - indicou Jorge Miranda.

Para o presidente do instituto que centraliza a informação meteorológica em Portugal estas condições são preocupantes pois ainda estamos a meio de agosto e não se consegue prever o que ainda estará para vir até meados de outubro. Certo parece ser um setembro e até alguns dias de outubro com défice acentuado de pluviosidade.

A seca prolongada e as alterações climáticas são apontadas como causas deste fenómeno que está a afetar toda a Europa.

Também o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro advertiu que "Em setembro vamos ter, em regra, tempo mais quente do que os setembros anteriores, entre 50 a 60 por cento, e mais seco entre 40 a 50 por cento. Isto diz tudo dos riscos acrescidos que vamos ter ainda de enfrentar. Quando há dias disse que não podemos baixar a guarda era a este quadro que me estava a referir".

“Estamos a viver um momento muito complicado da história climática da terra", insistiu o ministro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
TAP encomenda dezenas de BMW enquanto recebe dinheiro do estado
Benfica vs PSG condiciona trânsito em Lisboa. Vê aqui tudo
Comboio de alta velocidade a hidrogénio arranca em Espanha em 2023