Energia

Empresa cria plataforma que indica estado da bateria e prevê a sua duração

Tecnologia de “baterias gémeas digitais” ligadas a baterias reais foi desenvolvida a partir de testes realizados em ambientes de condução reais
SPS (fotos: divulgação)
SPS (fotos: divulgação)

Ter uma visão real, precisa e fidedigna de qual a vida útil das baterias que equipam veículos elétricos tem sido um objetivo difícil de conseguir por parte de construtores automóveis e de fornecedores da indústria. Agora, os especialistas em analítica de baterias da Silver Power System (SPS) reclamam ter encontrado a solução para o problema, com o seu programa REDTOP (Real-time Electrical Digital Twin Operating Platform).

A empresa sediada no Reino Unido juntou-se à Universidade de Londres (Imperial College), ao fabricante de táxis elétricos LEVC e ao também fabricante Watt Electric Vehicle Company, no desenvolvimento de uma plataforma que pretende ir mais longe na análise à prestação e duração das baterias para veículos elétricos, tendo por base dados recolhidos em ambientes de condução reais.

Para tal, foram colocados em circulação aproximadamente cinquenta táxis elétricos LEVC TX e um desportivo também elétrico da Watt, cada um equipado com um dispositivo de recolha de dados de última geração da SPS, o qual comunicava em permanência com o software baseado em nuvem desenvolvido pela empresa.

Desde o início do ano foram percorridos mais de 500 mil quilómetros, com o objetivo de criar a "bateria gémea digital" mais avançada do mundo, ou seja, um modelo virtual altamente sofisticado, ligado a uma bateria real. A SPS pretende, assim, colmatar as lacunas dos testes desenvolvidos apenas em laboratório, já que, conforme sublinha, “nem todas as baterias são tratadas da mesma forma ao longo da sua vida, degradando-se a ritmos diferentes, sujeitas a diferentes condutores e rotinas de carregamento”.

Analisados todos os dados recolhidos, foi então possível criar os chamados gémeos digitais de baterias reais, os quais permitem que se possa ter uma nova visão do desempenho e estado de saúde das baterias em tempo real, bem como prever a sua duração.

Compreender como a bateria de um veículo elétrico está a funcionar neste momento, e prever o seu desempenho nos próximos anos, é absolutamente crítico para muitos sectores”, refere o diretor técnico da SPS, Pete Bishop.

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