Mobilidade

Emirates investe €183 milhões para tornar aviação mais sustentável

Fundo de 183 milhões de euros da Emirates será usado para criar alternativas aos combustíveis fósseis na aviação
Texto
Avião da Emirates (foto: Tim Dennert/Unsplash)
Avião da Emirates (foto: Tim Dennert/Unsplash)

A companhia aérea Emirates vai criar um fundo de 183 milhões de euros para investigação e desenvolvimento de soluções que permitam reduzir a utilização de combustíveis fósseis e que que ajudem a tornar o setor da aviação comercial mais sustentável, reduzindo as suas emissões.

Para alcançar este objetivo, a Emirates pretende identificar parceiros que ajudem a desenvolver novos combustíveis e tecnologias relacionadas com energia para a aviação. O fundo será usado ao longo de três anos em projetos de investigação e desenvolvimento.

Emirates - AWAY
Fundo ajudará a descarbonizar aviação (foto: Emirates)

Em comunicado, a companhia aérea explica que a criação do fundo surge porque as soluções mais ecológicas disponíveis atualmente para a aviação não são suficientes para reduzir significativamente as emissões e atingir a neutralidade carbónica.

A companhia comprometeu-se ainda a apostar em soluções mais sustentáveis e implementar práticas com menor pegada ecológica, usando, por exemplo, combustível de aviação sustentável (SAF) sempre que tal seja possível e fazendo a compensação carbónica.

Voo Emirates com SAF - AWAY
Emirates fez voo sustentável (foto: Giuseppe Cacace/AFP/GettyImages)

Apesar de cada vez mais se falar do SAF, um combustível produzido a partir de óleo de cozinha usado ou restos, a produção do mesmo ainda é feita em pequena escala e cobre apenas 0,1% das necessidades do setor, salienta a Emirates.

A Emirates garante estar comprometida com o ambiente, tendo feito o seu primeiro voo de demonstração com 100% SAF no início do ano. Além disso, a empresa instalou painéis solares para cobrir as necessidades energéticas de parte dos seus edifícios no Dubai.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal