Sustentabilidade

Emirates faz primeiro voo com combustível sustentável no Dubai

Setor da aviação procura encontrar soluções para viagens mais sustentáveis
Texto

O combustível sustentável surge como uma das formas de tornar a aviação mais ecológica e várias companhias estão já a experimentar realizar voos para validar o conceito. A Emirates juntou-se agora em 2023 com o seu primeiro voo realizado com combustível de aviação sustentável (SAF).

Foi no final de janeiro que a Emirates realizou o seu primeiro voo de demonstração num Boeing 777-300ER, com um dos seus motores a utilizar combustível de aviação 100% sustentável e outro a utilizar combustível tradicional.

emirates - away
Emirates Boeing 777-300 ER no 1º voo sustentável (foto: Divulgação)

Em concreto foram misturadas 18 toneladas de SAF para alimentar um dos motores e o outro motor foi abastecido com combustível de aviação regular. O SAF é um combustível produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, como óleo de cozinha usado, gorduras animais, entre outros.

Este voo revestiu-se de particular importância já que o SAF surge como a principal solução para reduzir as elevadas emissões poluentes de um voo comercial, podendo contribuir com até 80% da redução das emissões.

emirates - away
Emirates faz 1º voo sustentável (foto: Giuseppe Cacace/AFP v/ GettyImages)

O voo de demonstração da Emirates, o primeiro no Médio Oriente e Norte de África a ser abastecido inteiramente por SAF, tem o intuito de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) durante o ciclo de vida, uma vez que a indústria tem vindo a procurar aumentar a sua utilização de SAF.

Este voo teve ainda um papel importante na divulgação do combustível sustentável já que, de momento, o SAF é apenas aprovado para utilização em todos os aviões recorrendo a misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

emirates - away
Emirates faz 1º voo sustentável (foto: Giuseppe Cacace/AFP v/ GettyImages)

O voo descolou do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB), comandado pelos capitães Fali Vajifdar e Khalid Nasser Akram (foto acima) que sobrevoaram a linha costeira do Dubai durante mais de uma hora.

Em comunicado a Emirates salienta o trabalha que está a realizar com parceiros como GE Aerospace, Boeing (que prevê duplicar uso de combustível sustentável na aviação), Honeywell, Neste e Virent, com o intuito de encontrar e desenvolver uma mistura de SAF que consiga replicar fielmente as propriedades do combustível de aviação convencional.

Em Portugal a TAP realizou o primeiro voo com combustível sustentável em julho do ano passado e a Açores Airlines também realizou um voo de teste com combustível SAF em outubro de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos