Mobilidade

Concurso procura ideias para tornar os 157 quilómetros da A24 mais tecnológicos

Norscut junta-se à Egis e ANJE e lança convite a empreendedores, empresas e universidades a apresentarem ideias originais para autoestrada A24
Texto
Concurso para A24
Concurso para A24

Viajar numa autoestrada pode ser apenas uma forma de percorrer algumas centenas de quilómetros, e a grande maioria dos condutores, muitas vezes, nem imagina tudo o que poderá estar por trás desta experiência. Com o objetivo de a melhorar, a Norscut e a Egis, em conjunto com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), acabam de lançar um concurso destinado a captar novas ideias que possam vir a ser testadas e implementadas na A24, a autoestrada que liga Trás-os-Montes à Beira Alta.

O Concurso A24 - Empreender e Inovar foi dividido em duas categorias: “Autoestrada e a Tecnologia” e “Autoestrada e Ambiente”. Está aberto a empreendedores, empresas, empresários em nome individual, trabalhadores independentes e universidades e esperam-se propostas originais e inéditas, ao mesmo tempo que exequíveis.

Vão ser atribuídos dois prémios por categoria, sendo o prémio para os primeiros lugares é de dez mil euros e para os segundos lugares é de cinco mil euros. As candidaturas devem ser entregues até ao próximo dia 20 de fevereiro.

Entre os principais temas apresentados está a gestão de tráfego e da manutenção da via, mas também do património e de todos os equipamentos. Além destes, ainda há temáticas que podem ser abordadas como a das energias alternativas, a da sinalização, paisagem e meio ambiente, ou até algumas relacionadas com os túneis, sistemas de incêndio, vigilância, deteção de acidentes e avarias e tantos outros.

(Fotos: EPA/Lusa e divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal