Atualidade

Velocidade máxima limitada a 100 km/h incluída no plano de redução energética

Governo apresentou um conjunto de medidas que pretendem sensibilizar a população, empresas e autarquias para a necessidade de alterar comportamentos
Texto
Velocidade máxima 100 km/h
Velocidade máxima 100 km/h

A recomendação para reduzir a velocidade máxima para os 100 km/h faz parte de um conjunto de medidas que o Governo pretende apresentar como forma de sensibilizar a população para a necessidade de redução do consumo energético.

Publicado ontem em Diário da República o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 pretende que seja a comunicação social, redes sociais e outros intervenientes, como municípios e freguesias a terem um papel catalisador na sensibilização da necessidade de alterar comportamentos no que respeita aos combustíveis e energia.

Para além da limitação da velocidade máxima o Executivo de António Costa inclui, nas recomendações do plano de redução energética, o recurso ao teletrabalho sempre que possível e a limitação da iluminação de edifícios (desligar luzes a partir das 22h no inverno e 23h no verão e no exterior à meia-noite).

Em termos climáticos é sugerida a regulação das temperaturas de ar condicionado em máximo de 18ºC no invenro e 25ºC no verão.

Para o Natal em específico o Governo avança com uma recomendação de acenderem as luzes apenas entre as 18h e a meia-noite dos dias 6 de dezembro a 6 de janeiro.

O objetivo do executivo passa por atingir uma poupança imediata de 3% e uma poupança a médio prazo de 5%, referente ao período 2022-2023. O Governo assegura que, para já, todas estas medidas são de caráter voluntário, ou seja, não serão impostas a nenhuma entidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal