Atualidade

Maratona Kia EV6 entre Oslo e Lisboa passou por 16 países em menos de 4 dias

Equipa de três condutores conseguiu percorrer o itinerário em menos tempo e ainda acrescentou um país à lista
Texto
Kia Euro EV Marathon termina em Lisboa
Kia Euro EV Marathon termina em Lisboa

Terminou em Lisboa e com objetivos superados a Driven To Extremes Euro EV Marathon, viagem para assinalar o Dia Mundial do Veículo Elétrico, feita sem interrupções por um Kia EV6 que ligou Oslo, capital da Noruega, a Portugal.

Inicialmente programada para ter uma duração de 5 dias e um percurso de 5800 km, a maratona iniciada no passado dia 5 de setembro foi, afinal, completada em 89h12m, o que corresponde a 3,75 dias, tendo sido percorridos 5109 km. Ao itinerário foi ainda acrescentada a passagem por mais um país, o que elevou a contagem de nações “visitadas” para 16.

Concebido para celebrar a mobilidade elétrica e demonstrar a facilidade com que um veículo elétrico de série pode cobrir longas distâncias em pouco tempo, recorrendo apenas à infraestrutura pública de carregamento, o desafio foi cumprido por uma equipa de três elementos, que apenas pararam para carregar o Kia EV6 e trocar de condutor.

Cumprindo sempre os limites de velocidade em cada país, a equipa conseguiu subtrair mais de um dia ao tempo de viagem inicialmente programado, para o qual contribuiu a tecnologia de carregamento rápido do modelo coreano.

A maratona que pretendia recriar a viagem do lendário piloto Stirling Moss realizada em 1952, partiu da Noruega e terminou no nosso país. Pelo meio atravessou mais 14 nações: Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein, Áustria, Itália, Eslovénia, Mónaco e Espanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal