Mobilidade

Kia Concept EV9 vai evoluir para versão de produção e chega em 2023

Construtor coreano confirmou a produção do EV9 e a chegada ao mercado europeu no próximo ano. Será o maior SUV da marca
Texto

Apresentado sob a forma de protótipo no último Salão Automóvel de Los Angeles, que decorreu em novembro de 2021, o Kia Concept EV9 vai mesmo avançar para uma versão de produção, confirmada pela marca coreana, e que chegará à Europa já em 2023.

Sobre o que a versão de produção do novo SUV elétrico irá manter da variante concept, a Kia não adiantou ainda informações concretas. Contudo, é de esperar que muitas das características deste sejam replicadas no modelo que chegará ao mercado no próximo ano, para ocupar o lugar de topo de gama do construtor, dando assim resposta à procura de modelos SUV de grandes dimensões.

É no interior que o modelo elétrico pretende ser mais disruptivo, nomeadamente através da modularidade oferecida pelas múltiplas configurações dos bancos e da ampla presença de soluções de caráter digital, como o ecrã interativo de 27 polegadas.

Já a ausência do pilar central e a abertura invertida das portas traseiras, que dariam ao interior um aspeto ainda mais amplo, serão, provavelmente, soluções abandonadas na versão de produção.

Quanto ao exterior, o Kia EV9 deverá manter a irreverência e o carácter futurista que tanto marcam a versão protótipo, a começar pelo “rosto de tigre digital”, como lhe chama a Kia, no qual estão integrados faróis LED que formam um “padrão de mapa de estrelas”, também esta uma designação do construtor coreano.

Sobre a solução motriz não há ainda informações detalhadas, embora seja de esperar a oferta de versões com um ou dois motores elétricos. A autonomia deverá ser superior a 500 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano