Atualidade

Elétrico Kia EV6 liga Oslo a Lisboa em viagem direta de 5800 quilómetros

Maratona para assinalar o Dia Mundial do Veículo Elétrico tem uma duração de cinco dias e passa por 15 países
Texto
Kia EV6 de Oslo a Lisboa
Kia EV6 de Oslo a Lisboa

Liga Oslo a Lisboa e tem uma duração de cinco dias. A maratona de 5800 km que a Kia está a realizar entre as capitais norueguesa e portuguesa é feita ao volante do elétrico Kia EV6 Air e sem quaisquer interrupções, com exceção de pequenas paragens para troca de condutor e carregamento do veículo.

Termina hoje, dia 9 de setembro, Dia Mundial do Veículo Elétrico, esta espécie de prova de resistência que a marca coreana batizou de “Driven To Extremes Euro EV Marathon”. Com o objetivo de celebrar a mobilidade elétrica e provar as capacidades do modelo Kia EV6 Air, saiu de Oslo uma equipa de três elementos que no decorrer da semana atravessou 15 países.

A viagem de 120 horas ao volante de um automóvel elétrico pretende recriar a façanha do lendário piloto Stirling Moss e dos seus três amigos, que em 1952 fizeram uma viagem também com passagem por 15 países europeus em menos de cinco dias. Na altura foi destinada a promover o novo modelo de quatro portas Humber Super Snipe.

O percurso efetuado esta semana ao volante do Kia EV6 e que hoje termina em Lisboa foi composto por etapas com cerca de 320 km, tendo sido utilizada a rede pública europeia de carregamento.

O modelo 100% elétrico da Kia beneficia de uma longa autonomia – 527 km – e de tecnologia de carregamento ultrarrápido – 10 aos 80% em 18 minutos com carregador de 350 kW – o que permitiu reduzir as paragens ao mínimo.

Nesta viagem entre a Escandinávia e o Sul da Europa a escolha dos locais ideais para efetuar os carregamentos foi realizada pelo próprio sistema de gestão do EV6, com a equipa de três condutores a beneficiar ainda do sistema de pagamento Kia Charge, o qual disponibiliza acesso instantâneo a mais de 300 mil postos em 29 países europeus.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal