Já fez LIKE no AWAY magazine?

Hidrogénio em destaque em cinco diferentes formas de mobilidade

Hidrogénio é a tecnologia do futuro na energia e já surgem soluções em todos os meios de transporte

O hidrogénio está a posicionar-se como uma das melhores soluções energéticas do futuro e a AWAY marcou presença no programa de informação Esta Manhã da TVI para revelar cinco incríveis propostas para todos os gostos e carteiras: carro, comboio, barco, avião e até uma bicicleta a hidrogénio.

Na Bélgica a AWAY foi conduzir e tomar contacto com o novo BMW iX5 Hydrogen parte de uma frota de 100 SUV da marca alemã que vão circular na Europa como forma de demonstrar o potencial da solução de hidrogénio como combustível limpo. O BMW iX5 tem 295 kW de potência, atesta o depósito de 6 Kg de hidrogénio entre 4 a 5 minutos e tem uma autonomia superior a 500 km.

PUB

Da mesma empresa que fornece o Metro do Porto, a chinesa CRRC revela-nos um comboio híbrido a hidrogénio capaz de circular com hidrogénio em linhas não eletrificadas e percorrer até 600 quilómetros com os depósitos atestados.

Vê também: 5 coisas incríveis de mobilidade e conforto para o futuro

Mais futurista parece ser a proposta do designer grego Jozeph Forakis que revela um superiate sustentável com tecnologia de reflexão para se misturar no ambiente e propulsão híbrida com hidrogénio a poder ser produzido a bordo com energia fornecida por painéis solares.

PUB

Do outro lado do canal a ZeroAvia mostra aquele que é até agora o maior avião de sempre movido a hidrogénio: um Dornier 229 que fez um teste em Inglaterra com um voo superior a 10 minutos.

Vê também: 5 coisas muito loucas de mobilidade com uma surpresa no final

Finalmente e porque a mobilidade urbana não está a ser esquecida já há trotinetes e bicicletas a hidrogénio como nos demonstra a simpática bicicleta dobrável da Youon Technology que tem botija de substituição e um preço (no Japão) abaixo de 700 euros.

Hidrogénio é claramente uma aposta de futuro, embora em Portugal, por enquanto, não passa ainda muito de promessas pois não existe rede de abastecimento pública. Por essa razão dificilmente alguma destas propostas poderá vir a ser comercializada em Portugal nos próximos anos...

PUB