À primeira vista poderia ser apenas mais uma bicicleta dobrável como tantas outras. Mas a primeira impressão engana. Esta nova proposta da empresa chinesa Youon Technology é movida a hidrogénio.
A Y600 apresenta-se como a primeira bicicleta dobrável a hidrogénio do mundo. O protótipo saiu da linha de produção no dia 9 de fevereiro e muito em breve vai começar a ser produzida em massa.
O hidrogénio fica num pequeno cilíndrico que encaixa por baixo da prateleira traseira da bicicleta. Quando o combustível acaba, em apenas três segundos pode-se colocar um novo cilindro recarregado.
Ficou por perceber como é que é possível recarregar os cilindros, mas uma imagem divulgada no site da empresa dá a entender que em breve poderá ser lançado um sistema que permite gerar hidrogénio em casa para alimentar a bicicleta.
Engenheiros turcos revelam primeira trotinete do mundo movida a hidrogénio
Com autonomia para 45 km, a bicicleta dobrável a hidrogénio da Youon não anda sozinha, mas dá assistência até à velocidade de 24 km/h. Quem quiser ir mais depressa, tem de o fazer pela própria perna.
O preço de venda da bicicleta a hidrogénio é de 4999 yuan chineses, o que equivale a cerca de 677 euros.
A Youon Techology surgiu em 2010 e tem estado focada em desenvolver produtos a hidrogénio. No seu centro de produção, investiu na construção de linhas de produção de bicicletas a hidrogénio, de tecnologia fuel cell e de equipamento de produção de hidrogénio, assim como em armazenamento de hidrogénio.