Mobilidade

Engenheiros turcos revelam primeira trotinete do mundo movida a hidrogénio

Hebunk pode ser um nome a fixar em breve na micromobilidade citadina se o projeto turco avançar
Texto
Trotinete turca a hidrogénio (foto: AA/DR)
Trotinete turca a hidrogénio (foto: AA/DR)

As trotinetes estão literalmente a invadir as cidades e ainda que a micromobilidade elétrica seja uma vantagem em termos de redução de emissão de gases ainda persiste o problema do que fazer com as baterias quando o ciclo de vida termina. Uma empresa turca pensou nisso e apresenta a primeira hipertrotinete a hidrogénio.

A ideia, divulgada pela Agência Anadolu (AA), partiu de quatro engenheiros e empreendedores turcos, que trabalham em patentes de hidrogénio, no parque tecnológico da Universidade Técnica de Istanbul e consiste em uma verdadeira revolução na micromobilidade urbana.

Trotinete a hidrogénio - AWAY
O depósito de hidrogénio em primeito plano (foto: AA/DR)

A Hebunk, assim se chama o primeiro protótipo, é uma hipertrotinete que recorre a hidrogénio como fonte de alimentação de energia.

De acordo com os seus inventores, citados pela AA, bastam cinco minutos à carga e ganha autonomia para cerca de 60 quilómetros, com a vantagem de ter um custo de carregamento inferior a 1,90 liras turcas (cerca de 11 cêntimos de Euro).

Esta trotinete não é muito diferente de qualquer outra trotinete em termos de aspeto, mas é possível ver o depósito de hidrogénio junto à base ou prancha (imagem acima).

trotinete elétrica a hidrogénio - AWAY
Trotinete a hidrogénio poderá ser uma realidade muito em breve (foto: AA/DR)

Algumas das vantagens apresentadas, para além do baixo custo de carga, passa pelo ciclo de vida útil que, numa bateria convencional alimentada a eletricidade é de cinco a sete anos, enquanto com esta tecnologia fuel cell, os autores do projeto estimam mais de 14 anos.

Os inventores procuram agora investidores para poder considerar uma produção em massa, que poderá ocorrer com a recém-criada empresa HydroBorPem, situada no parque tecnológico turco.

Para já de acordo com a AA há já uma empresa alemã que está disponível para comprar mil trotinetes a hidrogénio assim que estejam prontas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail
Vê onde vão estar os radares da PSP em dezembro
Portugal poderá vir a ter produção de hidrogénio verde em Gondomar