Mobilidade

5 coisas incríveis de mobilidade e conforto para o futuro

Veículos elétricos, autónomos e muito mais irão ser presença constante na nossa vida
Texto

Quando falamos de tecnologia e inovação na mobilidade elétrica, o futuro parece não estar tão longínquo como por vezes supomos. A AWAY foi ao programa Esta Manhã da TVI revelar 5 inovações incríveis que vais querer ter ou utilizar não no futuro, mas já amanhã.

Um inovador projeto de mobilidade com cortiça, carros que se estacionam sozinhos, reboques que são autênticos quartos com rodas, um cinto de segurança aquecido e… até um carro que anda como os caranguejos…

Cortiça portuguesa em projeto inovador de mobilidade na Alemanha

O primeiro projeto chama-se monocab e pretende ser um serviço de mobilidade inovador que literalmente rola sob carris e que pretende revitalizar linhas de comboio inutilizadas. É um veículo compacto, elétrico e autónomo (sem condutor) que se desloca apenas sobre um carril. Recorre à cortiça da Amorim Cork Composite para garantir conforto e isolamento térmico, ao mesmo tempo que auxilia a reduzir vibrações. Chega em 2027!

Este deixa-te na porta das partidas e vai estacionar-se sozinho na garagem

A Bosch e a Mercedes-Benz uniram-se para implementar no aeroporto de Estugarda um sistema de transporte autónomo, bastando que o carro tenha a tecnologia Intelligent Park Pilot. O automóvel deixa os clientes na porta de entrada, indo estacionar-se sozinho.

tecnologia e inovação - away
Tecnologia e inovação (fotomontagem)

E que tal um quarto… com rodas?

O Hitch Hotel é mesmo isso, um quarto com rodas. Trata-se na verdade de um atrelado extensível que se expande até aos 2,40 metros. Prático porque pode albergar 2 adultos, versátil porque pode ser rebocado ocupando pouco mais de 1,1 metros. Pode vir com painéis solares (para ter energia), aquecimento e ar condicionado.

Frio? A solução pode estar num cinto aquecido

A ZF desenvolveu um cinto de segurança que tem a particularidade de ser aquecido. Este cinto de segurança tem incorporado fibras especiais térmicas que aquecem entre os 36 e os 40 ºC sendo pensado para dar calor próximo do corpo, evitando assim que se use o aquecimento do veículo.

nota: No vídeo, por lapso, é referido que é o calor do corpo que aquece os cintos. No entanto o que a tecnologia faz é fornecer calor junto ao corpo e não "obter" calor do corpo.

Um carro a andar como o caranguejo? OK.. já vimos tudo!

Hyundai e-corner system é exatamente um sistema que irá permitir às rodas traseiras virarem em rotação até 90 graus e com isso permitir que o carro se desloque … como um caranguejo. Ou seja, podes estacionar em qualquer lado! Para já a tecnologia está apenas presente num Hyundai Ioniq 5 (experimental). Poderás andar na lateral, inverter a marcha sem sair do lugar, deslocar-se na diagonal ou fazer rotação total.

(nota: Artigo corrigido às 11:30)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável