Sustentabilidade

Projeto Blue Hub School recebe €7,5 milhões para aplicar no ensino do mar

A FOR-MAR, que desenvolve este projeto, irá reforçar RH, adquirir equipamentos e atualizar simuladores e laboratórios
Texto
FOR-MAR recebe apoio do PRR (Foto: F. Ohlander/Unsplash)
FOR-MAR recebe apoio do PRR (Foto: F. Ohlander/Unsplash)

Um total de 7,5 milhões de euros é o valor do investimento atribuído ao FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, para o desenvolvimento do projeto Blue Hub School. Este valor corresponde a uma taxa de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 100%.

Com a luz verde ao projeto criado no âmbito do Fundo Azul, integrado no PRR, o FOR-MAR vai poder realizar investimentos nas suas infraestruturas, designadamente na requalificação e modernização de Polos de Formação, modernização de equipamentos tecnológicos e digitais de apoio à formação e conceção e desenvolvimento de conteúdos digitais interativos para a formação E/B-Learning.

O fundo agora aprovado irá complementar os objetivos do FOR-MAR ao nível do incremento da capacitação de profissionais, dando resposta às crescentes necessidades de formação do setor da economia azul.

A instituição acredita que este reforço financeiro representa um impulso fundamental para a transição energética, para a descarbonização e para o desenvolvimento sustentável.

Com o financiamento atribuído pelo PRR, o FOR-MAR passará a ter capacidade para reforçar os recursos humanos, adquirir equipamentos modernos e eficientes, atualizar simuladores e laboratórios e requalificar os seus espaços de formação.

Em comunicado, a instituição esclarece que o investimento tem como objetivo principal a criação e dinamização de um ecossistema de infraestruturas em rede e de competências para a economia azul. Em conjunto com a Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique será possível potenciar a ligação entre a formação de ensino superior e não superior, no âmbito da economia do mar.

O cronograma do projeto prevê a conclusão das atividades previstas até dezembro de 2025.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal