Mobilidade

Greve na CP e IP cancela comboios e dificulta viagens em período de Natal

Um conjunto de sindicatos uniu-se na marcação da greve para reivindicar um prémio financeiro e outras questões laborais
Texto
Comboios em greve (foto: Clem O./Pexels)
Comboios em greve (foto: Clem O./Pexels)

Nesta quadra de Natal poderás encontrar comboios parados devido à greve anunciada. Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da IP – Infraestruturas de Portugal vão estar em greve esta sexta-feira, dia 23, véspera da consoada e repetem a paragem na próxima segunda-feira, dia 26 de dezembro.

Um conjunto de vários sindicatos uniu-se neste propósito de forma a reivindicar um prémio financeiro que compense a perda de poder de compra em 2022, atualização do subsídio de alimentação e o fim da “discriminação entre trabalhadores”.

A CP informa no seu site que derivado à greve estão previstas perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, nos dias 23, 25 e 26 de dezembro de 2022 e 1 de janeiro de 2023, com possível impacto nos dias anteriores e seguintes aos períodos de greve.

Apesar dos serviços mínimos decretados convém verificares, através da Linha de Atendimento (808 109 110 – custo de uma chamada para a rede fixa nacional) ou diretamente no site da CP quais os comboios que se vão realizar, já que a redução pode superar 75% da atividade se levarmos em linha de conta anteriores paralisações em idêntico formato.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP irá permitir o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal