Atualidade

Vais andar de transportes públicos no Natal? Toma atenção aos horários

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os vários tipos de transporte vão efetuar alterações nos seus horários e até mesmo redução de oferta
Texto
Transportes públicos com horários especiais no Natal (Foto: Jaime Silva/Flickr)
Transportes públicos com horários especiais no Natal (Foto: Jaime Silva/Flickr)

O Natal está à porta e se precisas de andar de transportes públicos, atenção porque poderá não ser tão simples como é habitual.

Várias empresas de transportes públicos já informaram os seus utentes sobre os horários especiais que vão praticar durante o Natal, tal como já é habitual por esta altura. Fica a conhecer as alterações nos metropolitanos, autocarros e comboios em Lisboa, Porto e Coimbra.

Horários do Metro e da Carris em Lisboa

No caso do Metro de Lisboa, o horário para os dois dias de festa vai ser reduzido. Em nota de imprensa, a empresa de transportes informou que, tal como em anos anteriores, o serviço do metro terminará às 22h de dia 24 de dezembro e retomará às 8h do dia seguinte.

Autocarro Carris - AWAY
Autocarro Carris (Foto: Nicky Boogaard/Flickr)

Os autocarros da Carris vão terminar o serviço às 20h, à exceção das carreiras 703, 708, 717, 735, 736, 742, 750, 751, 755, 758, 760 e 767, que vão ter uma redução da frequência para metade.

Tanto no dia 24, como no dia 25 de dezembro, os horários globais das carreiras vão ser executados como dia de feriado.

Horários do metro e dos autocarros do Porto

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou que, no dia 24 de dezembro, os autocarros vão operar no habitual horário até às 18h. A partir dessa hora, entra em vigor um horário especial de Natal, onde entre as 21h e a 1h o serviço será reduzido a 11 linhas.

Na rede de elétricos, no dia 24, a linha 1 realizará a última partida do Infante às 17h, e às 17h30 dá-se a última viagem com origem no Passeio Alegre.

Metro do Porto
Metro do Porto (Foto: Rob Dammers/Flickr)

O Metro do Porto, na véspera de Natal, vai encerrar a sua operação em todas as linhas às 20h e só iniciará as suas operações às 9h do dia 25. A oferta de transportes a apresentar nestes dois dias também será diminuta.

Horários dos autocarros em Coimbra

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) comunicaram que no dia 24 de dezembro, todas as carreiras finalizam as viagens até às 21h. No dia 25, apenas a carreira da Linha Botânico não se vai realizar, devido ao encerramento do Jardim Botânico.

Constrangimentos nos comboios a nível nacional

Se estás a pensar deslocar-te de comboio, atenção porque foi convocada uma greve de 24 horas dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) para os dias 23 e 26 de dezembro. Esperam-se constrangimentos no dia 25 de dezembro.

Comboio CP - AWAY
Comboio CP (Foto: Nelso Silva/Flickr)

A Fertagus, apesar de não estar em greve, já alertou que são esperadas fortes perturbações durante os dias de greve. A empresa de transportes espera realizar 25% da oferta habitual.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias