Smartcity

Ecrãs digitais do tipo Kindle revolucionam paragens de autocarro

Depois de experiências com ecrãs do tipo LCD e LED, a resposta para transmitir informações em tempo real pode estar nos e-readers
Texto
Painel com ecrã tipo e-reader (fotomontagem: Pexels/ captura@ Vix Technology)
Painel com ecrã tipo e-reader (fotomontagem: Pexels/ captura@ Vix Technology)

As paragens de autocarro com os horários afixados em autocolantes ou em cartazes em papel colocados dentro de caixas de luz são coisa do passado. No condado californiano de Sonoma, Estados Unidos, são agora utilizados ecrãs digitais do tipo e-reader para dar todas as informações aos passageiros.

Semelhantes aos ecrãs que encontramos nos leitores de livros digitais, como o Kindle, os ecrãs aplicados nas paragens de autocarro do Condado de Sonoma foram a solução encontrada para difundir informações úteis aos passageiros, depois de experimentadas outras soluções.

Painéis tipo e-reader - AWAY
Painel com ecrã tipo e-reader (foto: captura@ Vix Technology)

A novidade não está no facto de se utilizar uma solução digital, mas sim no modo de funcionamento. Ao contrário de outros ecrãs que necessitam de luz solar (muitas vezes bloqueada por árvores e edifícios) ou de cabos para alimentação elétrica, os ecrãs do tipo e-reader funcionam com baterias e por isso podem ser montados em qualquer lugar.

As baterias têm uma duração de três anos, o que permite que os novos ecrãs possam ser instalados até em paragens de autocarro de zonas rurais ou mais remotas. Basta que estejam no alcance de sinal de telemóvel para poderem ser atualizados remotamente.

Painéis com ecrã tipo e-reader (fotos: captura@ Vix Technology)

Quanto ao custo, os ecrãs do tipo e-reader parecem quebrar as barreiras à massificação de ecrãs digitais nas paragens de autocarro que se colocavam com soluções em LCD ou LED. Enquanto estes representavam um custo de cerca de 14 mil euros por aplicação, os primeiros custam sensivelmente metade.

Outras vantagens salientadas pela empresa por detrás desta solução, a Vix Technology, são a durabilidade, conferida pelo facto de os ecrãs serem estanques e estarem protegidos por vidro de elevada resistência, para além que o seu maior contraste faz com que a visibilidade seja melhorada e o brilho reduzido.

Cada ecrã tem ainda a funcionalidade de transmissão por voz das informações nele contidas, a pensar nos passageiros invisuais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal