Smartcity

Sonae Tech Hub é um dos edifícios mais sustentáveis do mundo

Dupla certificação de platina por boas práticas ambientais reconhece Sonae Tech Hub
Texto
Edifício Sonae Tech Hub na Maia (foto: divulgação)
Edifício Sonae Tech Hub na Maia (foto: divulgação)

A certificação ambiental de edifícios é cada vez mais um reconhecimento do empenho das empresas em oferecer espaços de trabalho agradáveis que ao mesmo tempo representem um firme compromisso com a sustentabilidade.

É o caso do Sonae Tech Hub, um espaço de inovação e tecnologia que representou um investimento de 11 milhões de euros, gerido pela Sierra, que passa a ser atualmente o único edifício em Portugal a acumular as certificações LEED e WELL nos níveis platina (o nível mais elevado onde apenas estão cerca de 300 edifícios no mundo).

sonae - away
O edifício conta com restaurante e espaço Go Natural (foto: divulgação)

A certificação Well junta-se assim à certificação LEED “Platinum”, obtida em 2020, que distinguiu este edifício ao nível da sustentabilidade, premiando as suas características ambientais.

sonae - away
6.900 m2 e 4 andares acima do solo no Sonae Tech Hub (foto: divulgação)

O Sonae Tech Hub foi considerado o edifício construído de raiz mais ecoeficiente em Portugal e um dos 100 melhores a nível mundial, com foco em critérios de saúde e bem-estar. Entre os requisitos avaliados estão: ar, água, iluminação, materiais e conforto térmico, nutrição, mente, mobilidade, acústica e comunidade.

sonae - away
Espaço de brainstorming, colaboração e sala de reuniões inovadoras (foto: divulgação)

O Sonae Tech Hub tem 570 m2 de painéis solares, que contribuem para uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, do uso eficiente da água, com aproveitamento de águas pluviais, e um conceito que privilegia um ambiente premium, quer ao nível da qualidade do ar como do conforto térmico.

“Estamos perante um edifício único quer pelas suas especificidades quer pelo seu pioneirismo em Portugal na obtenção das duas certificações mais prestigiadas do mundo ao nível da sustentabilidade, saúde e bem-estar.” – refere em comunicado Marco Aurélio Nunes, Director, Investment Management na Sierra.

De forma a promover a transição para a mobilidade sustentável e elétrica, o parque do edifício tem postos de carregamento elétrico, estando também implementadas iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade suave, nomeadamente pela utilização de bicicleta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar de 15 a 21 de julho
Cidades mais verdes e menos compactas têm taxa de mortalidade mais baixa
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa