Energia

Parceria Leroy Merlin e Helexia evita emissão de 5 mil ton/CO2

Parceria entre empresa de retalho e energética comemorou cinco anos em junho
Texto
Leroy Merlin com painéis solares (foto: divulgação)
Leroy Merlin com painéis solares (foto: divulgação)

A Leroy Merlin e a Helexia aproveitaram o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, para divulgarem um case study conjunto de objetivos de sustentabilidade alcançados, entre outros, com a instalação de painéis solares.

A parceria entre a empresa de retalho da área da bricolage, construção e decoração Leroy Merlin e a energética Helexia já permitiu a produção de cerca de 10 gigawatt-hora (10 GWh) de energia limpa no conjunto das nove lojas, o que corresponde a uma poupança estimada de 350 mil euros na fatura energética.

Em comunicado de imprensa a Helexia refere que esta parceria, que conta com cinco anos e já implicou um investimento de 3 milhões de euros, reflete-se numa potência instalada de 2,77 megawatt-pico (MWp) o que corresponde à cobertura das necessidades de energia em 42% das lojas Leroy Merlin.

solar - away
Painéis solares em estacionamento do Leroy Merlin na Madeira (foto: divulgação)

Das várias medidas de eficiência energética implementadas destaca-se a substituição de componentes de iluminação (36% de poupança energética estimada), mas também a disponibilização de soluções de mobilidade elétrica em 7 lojas a nível nacional.

Com o total das ações as empresas referem que nos últimos 60 meses já foi evitada a emissão de 5 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

O próximo passo será a certificação Breeam (em curso) que demonstra o compromisso de um edifício no desempenho ambiental, nomeadamente na utilização de energia, (re)aproveitamento de água, matérias, resíduos e poluição, entre outros aspetos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Empresa portuguesa vai construir central de energia solar de 19 milhões de euros
Radares da PSP: vê onde vão estar até 31 de maio
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida