Mobilidade

Trator inovador funciona exclusivamente com estrume de vaca

Metano obtido a partir do composto orgânico é transformado em líquido na própria exploração agrícola onde é usado
Texto
Trator New Holland (foto: divulgação)
Trator New Holland (foto: divulgação)

Que o estrume dos animais é um excelente fertilizante para as terras de cultivo não é novidade para ninguém. Já o facto do mesmo composto orgânico funcionar como combustível para tratores é algo verdadeiramente inovador.

Não é ficção científica, mas algo bem real. Já há tratores exclusivamente alimentados a estrume de vaca, como o New Holland T6. Tão potente quanto um trator Diesel, este modelo funciona com metano líquido, pelo que emite menos 62% de óxido nitroso e até menos 15% de dióxido de carbono (CO2).

O inovador trator já está a ser utilizado numa exploração leiteira no sudoeste de Inglaterra, composta por 120 bovinos. É um dos primeiros lugares no mundo onde se pode encontrar um trator que funciona exclusivamente com metano, o subproduto completamente natural e altamente poluente de praticamente qualquer decomposição orgânica.

Exploração agrícola - AWAY
Exploração agrícola com vacas (foto: S. Viljo/ Pexels)

Desenvolvido pela CNH Industrial, proprietária da marca New Holland, o T6 tem um peso de cerca de 9,5 toneladas e um motor de 180 cv. No seu depósito de 222 litros apenas entra metano líquido, produzido localmente a partir do estrume de cerca de 75 vacas.

O reabastecimento é efetuado em apenas 10 minutos e a verdade é que numa exploração agrícola nunca falta combustível para uma solução deste tipo. O metano é um gás produzido de forma espontânea pela fauna e flora, que se decompõe de forma natural e que contribui para o aquecimento global a uma taxa 80 vezes superior à do carbono.

Numa quinta o metano está por todo o lado, o que levou a CNH a procurar uma forma de o reter. A solução foi encontrada na startup Bennamann, que desde 2011 produz membranas em tecido sintético, as quais são colocadas sobre lagoas de estrume para capturar o metano. A CNH decidiu então avançar para a compra de uma participação nesta startup.

Exploração agrícola - AWAY
Exploração agrícola com vacas (foto: M. Zomer/ Pexels)

Quando arrefecido, o metano torna-se um líquido mais fácil de transportar e de utilizar num motor, o que levou a empresa a equipar o trator T6 com um sistema turbo e a afiná-lo para a combustão com metano.

Assim, qualquer agricultor com uma membrana Bennamann pode levar o seu T6 até ao “digestor” e enchê-lo como um automóvel numa bomba de gasolina. Uma membrana pode armazenar um mês de gás, que pode ser transformado em combustível em cerca de quatro dias.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias